2ª Edição do Piauilismo Fashion Day

11/08/2014 11:12

Aconteceu na noite de sexta-feira (08), no Anfiteatro do Bloco de Moda da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a 2ª edição do Piauilismo Fashion Day, produzido pelo Curso de Moda, Design e Estilismo, sob coordenação do Prof. Ascânio de Carvalho e da Prof.ª Gizela Falcão. O evento apresentou as produções de conclusão de curso desenvolvidas pelos alunos especialmente para os dois desfiles. O primeiro comercial teve como tema "Chuva", e o segundo foi baseado na "Pré-história do Piauí". Cada formando apresentou looks sobre diferentes sítios arqueológicos do Estado.

O Piauilismo Fashion Day chega este ano em sua segunda edição. A primeira parte do desfile homenageou a cidade de Teresina pela comemoração dos seus 162 anos, escolhendo a chuva como o elemento através do qual a cidade se fez representada na passarela. O prof. Ascânio de Carvalho, responsável pela escolha das temáticas e por guiar os alunos nas pesquisas para a coleção, destacou que "apesar de não termos tanta chuva durante o ano aqui em Teresina, temos chuvas torrenciais e a cidade é conhecida como Chapada do Corisco, então a chuva é um elemento muito presente, além do tema se demonstrar como uma tendência forte para o inverno 2015".

A segunda coleção da noite enfocou no tema do evento, o Piauilismo, que nessa edição apresentou looks inspirados nos sítios arqueológicos. A temática única não gerou, no entanto, criações homogêneas, o que se viu na passarela foram trabalhos conceituais, criativos e inovadores que apresentavam os traços estéticos de cada design. A aluna Paula Bezerra, por exemplo, inspirada no Sítio Rupestre Cadões Velho enfatizou que "não queria pegar só a inscrição, então foquei nas pedras em forma de tartarugas que são muito comuns lá, e nas macambiras que as revestem, o que gerou a cor cinza das roupas e o detalhe verde do cabelo, além da flor da macambira que está recortada a laser no couro da peça".

Mesmo as alunas que escolheram o mesmo Sítio Arqueológico, como Amanda Piauilino e Joseane Oliveira, apresentaram ao público visões diferentes sobre a realidade retratada. Enquanto Amanda Piauilino se inspirou na natureza do local e no por do sol para chegar aos tons terrosos e laranja, nos galhos secos e nos espirais, que são uma das pinturas rupestres encontradas no Sítio dos Andreas, Joseane Oliveira escolheu trabalhar para além da parte zoomorfa presente na pintura rupestre, destacando o geometrismo encontrado na região para o bordado, utilizando tecidos mais naturais e em uma armação que lembra a rigidez das rochas onde a arte rupestre está inscrita.

A enfermeira Andressa Ferraz, que assistia ao desfile, elogiou o trabalho apresentado na passarela e destacou que "usaria a maioria das roupas expostas durante a coleção comercial", o que comprova o alcance do objetivo da primeira parte da noite de estimular os alunos formandos a trabalharem em grupo visando a preparação dos mesmos para a inserção enquanto futuros profissionais em grandes empresas.

A Vice-Reitora da UFPI, prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, que também assistiu a todo o desfile, parabenizou a todos os envolvidos na preparação da noite, destacando que ficou "claro o talento das alunas que vão agora entrar no mercado de trabalho e que demonstraram, pelo o que foi apresentado na noite, suas competências, não restando a menor dúvida que encontrarão mercado de trabalho para absorvê-las".

A Vice-Reitora também destacou a presença do público, composto não só da comunidade acadêmica, mas também da sociedade Piauiense como um todo, que lotou o anfiteatro de Moda. "Isso mostra a credibilidade do curso e traduz a competência e o compromisso dos professores. A qualidade do trabalho apresentado demonstra a estrutura que as alunas tiveram durante a graduação dentro da área da pesquisa, do ensino e da extensão. Então a UFPI, as formandas e os professores estão de parabéns", destacou.

Como coordenador do curso de Moda, Design e Estilismo, o prof. Ascânio de Carvalho considera que o resultado da noite foi positivo: "Fabuloso! Fico muito feliz por conseguir evoluir a cada ano do curso, a estrutura desse ano foi maior que a do ano passado e pretendemos ampliar ainda mais para a próxima edição. O resultado de hoje foi bom porque o curso é novo, esta é a nossa segunda turma formada, mas graças ao grupo de professores qualificados conseguimos dar o suporte necessário, e contamos ainda com todo o apoio institucional e com a colaboração dos alunos."

Moda, Design e Estilismo

Para além do Piauilismo Fashion Day, outros projetos estão sendo desenvolvidos pelo Curso, como a semana acadêmica que está em fase de planejamento, o curso "A vitrine em debate" idealizado pela professora Juliana Campos que na próxima segunda (11) conta com a palestra da professora referência internacional em Visual Merchandising Sylvia Demetresco. Oficinas voltadas para a parte da costura e da modelagem,  além de cursos com professores da área da Comunicação que irão mesclar a Comunicação com a Moda, para assim, como destaca o Prof. Ascânio de Carvalho: "trabalharmos também com o pensar, porque a moda não é só roupa, é também comportamento, o que vimos hoje na passarela é o resultado final, mas precisamos pensar e refletir sobre essas ações. Pensar a moda é o que pretendemos como Instituição Federal, como espaço de reflexão e crítica para cada vez mais fazermos uma moda melhor para o estado do Piauí".