Brasil Brasil Acesso

Notícias

Parnaíba: Laboratórios firmam parceria para fortalecimento de pesquisas

Parnaíba: Laboratórios firmam parceria para fortalecimento de pesquisas

06/08/2014 14:04

O Laboratório de Mapeamento Cerebral e Funcionalidade (LAMCEF) e o Laboratório de Mapeamento Cerebral e Plasticidade Cerebral (LAMPLACE), ambos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Reis Velloso, tiveram parceria firmada com o Laboratório de Engenharia de Reabilitação Sensório Motora da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) - São José dos Campos (SP) no mês de julho, com o intuito de desenvolver o projeto intitulado: "Efeito da Terapia Vibratória na Excitabilidade Cortical".

O projeto de autoria da doutoranda em Engenharia Biomédica, Prof.ª Ms. Janaína de Moraes Silva, e sob orientação do Prof. Dr. Mario Oliveira Lima e do Prof. Dr. Alderico de Paula Rodrigues Junior, tem como objetivo avaliar o efeito eletrofisiológico e comportamental da terapia vibratória em voluntários hígidos.

Desenvolvimento do projeto "Efeito da Terapia Vibratória na Excitabilidade Cortical"

A pesquisa é acompanhada pelos fisioterapeutas Charllane de Oliveira Marques e Felipe Aurélio Nunes de Sousa, e pelas mestrandas Rayelle Pricila Moreira dos Santos e Lysnara Rodrigues Barros Lial do Programa de Mestrado em Ciências Biomédicas da UFPI/CMRV.

O coordenador do LAMCEF, Prof. Dr. Victor Hugo Bastos, e o colaborador do LAMCEF e coordenador do LAMPLACE, Prof. Dr. Silmar Teixeira, ressaltam a importância da parceria, relatando que não se faz pesquisa sozinho ou em linhas isoladas atualmente. Os professores concordam sobre a vitalidade das parcerias para que se renove o conhecimento científico com produção de qualidade.

O professor Mario relatou que nos últimos cinco anos, o grupo de pesquisa, que está sob sua liderança, vem desenvolvendo equipamentos e vários estudos clínicos para conhecer os efeitos da terapia Vibratória no Sistema Músculo Esquelético e que essa forma de parceria é o que efetivamente consolidará muitos dos conhecimentos que seu grupo vem analisando. Os pesquisadores e alunos da UFPI concordam com as perspectivas da grande análise exploratória que começará em breve com os dados captados neste estudo.

Notícias

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.