Reunião entre UFPI e FUNASA discute capacitação de gestores municipais

01/08/2014 12:15

Recursos destinados à implantação e melhoria do saneamento básico em diversos municípios do país ficam paralisados pela falta da elaboração dos Planos de Saneamento Básico dos Municípios (PSBM). Uma parceria entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) vai atuar no principal entrave desse processo: a capacitação para a elaboração, controle e avaliação dos planos. O treinamento será oferecido aos gestores municipais, responsáveis pelos planos, e ministrado por profissionais da UFPI.

Na manhã dessa sexta-feira (01), uma comissão da FUNASA esteve na UFPI para tratar da parceria. Presentes na reunião, a Vice-Reitora Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, Pró-Reitor de Planejamento Prof.º Dr.º Edilberto Lopes, professores do Centro de Tecnologia das áreas de Saúde Pública, Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Barragens, e a equipe da FUNASA formada pela superintendente no Piauí Isabel Cardoso, o coordenador nacional de Apoio à Gestão dos Serviços Municipais de Saneamento Cicero Oliveira e o corpo técnico do Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica do órgão.

O coordenador nacional da FUNASA, Cicero Oliveira reiterou o interesse do órgão em firmar parceria com a UFPI. "A convicção maior é que a universidade possa atuar conosco na elaboração dos planos de saneamento e, também, na execução das obras de intervenção de saneamento que a FUNASA oferta à sociedade brasileira e sozinha não teria condições de levar concretizar", destacou.

Para a Vice-Reitora, o plano é importante para o Piauí, já que trata de uma questão de saúde pública e todos os municípios tem que apresentá-lo. "A universidade não podia se furtar dessa missão de trabalhar não só na perspectiva de formação, mas da inserção social e, dentro dessa perspectiva, temos que pensar nos nossos indicadores de educação, saúde, crescimento econômico e social. Temos professores e técnicos com competência para isso", finalizou.