Alunos de Enfermagem avaliam saúde do trabalhador

25/07/2014 08:15

Com o objetivo de reconhecer os riscos ocupacionais e a inter-relação saúde-trabalho-doença, bem como a aplicabilidade da Sistematização da Assistência de Enfermagem em Saúde do Trabalhador, os alunos da disciplina de Enfermagem e Saúde do Trabalhador, ministrada pelas professoras Dr.ª Márcia Astrês e Dr.ª Márcia Teles, realizaram nessa quinta-feira (24) visita técnica ao Restaurante Universitário da UFPI, Shopping da Cidade, Fábrica Socimol e o Hemocentro do Piauí.

"Atividades dessa natureza são extremamente relevantes por contribuírem para a consolidação do conhecimento téorico prático dos alunos ao desenvolver as habilidades e competências para discutirem sobre os aspectos legais, conceituais e assistenciais de Saúde do Trabalhador", explicou a professora Márcia Astrês.

O estudante do 6º período, Givaldo Alves, participou da visita técnica ao RU da UFPI e conversou com a coordenadora do RU Jaudimar Vieira. "Esperamos que a divulgação dos dados contribua para a melhoria da qualidade do trabalho nessas organizações visitadas", destacou o aluno.

Disciplina

A disciplina Enfermagem e Saúde do Trabalhador refere-se a métodos e procedimentos legais para a preservação, a promoção e a proteção da saúde do trabalhador e visa mostrar ao aluno a sua aplicabilidade na área de Enfermagem, enfocando nos princípios e diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que priorizam a promoção e a proteção da saúde de homens e mulheres no ambiente laboral.

Confira fotos das visitas

Visita ao RU da UFPI