Professores e aluno da Engenharia de Produção tem trabalho premiado

22/07/2014 17:23

Os professores do curso de Engenharia de Produção, Francisco de Assis, Francisco Pinheiro e Francisco Tarso, membros do GEAPI (Grupo de Estudos Avançados em Processos Industriais), em conjunto com o aluno Arthur Diego, desenvolveram e projetaram um sistema de pequeno porte e valor agregado destinado a produção de óleo para Biodiesel que reaproveita os restos de pescados.

A elaboração deste sistema foi contemplado entre mais de 500 trabalhos inscritos, como um dos projetos de maior potencial sócio econômico, no CONTECC (Congresso Técnico Científico da Engenharia) que será realizado na 71ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA) entre os dias 12 e 15 de Agosto de 2014. Como premiação, por estar entre as 21 melhores propostas os membros da pesquisa foram contemplados com passagem, hospedagem e inscrição para o próximo SOEA a ser realizado em Fortaleza-CE.

Projeto de unidade de Beneficiente de resíduos de pescado

Este sistema possui potencial de comercialização e geração de renda para as cooperativas produtoras de peixes de forma que membros da Petrobras já demonstraram interesse para implementa-lo nos Estados produtores.
Os professores afirmam que este desenvolvimento terá imensa colaboração cientifica em termos de criação de frente de trabalho e geração de empregos. Espera-se que o sistema desenvolvido possa gerar um aumento, em termos de ganho, de cerca de R$ 1,20 por litro de óleo produzido.

Franciso Pinheiro, Francisco de Tarso, Arthur Diego, Francisco de Assis

Além do trabalho premiado outros 6 artigos científicos do GEAPI foram aceitos para apresentação no CONTECC. Os resultados apresentados são o reflexo do trabalho desenvolvido pelo grupo diversas frentes em termos de desenvolvimento industrial, incluindo a produção de Biolubrificantes e Bioquerosene de Aviação (BioQAV) e combustíveis sólidos.