UFPI discute implantação da disciplina de música em escolas estaduais

21/07/2014 17:14

Em reunião realizada na última quinta-feira (17), representantes do Curso de Música da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Secretaria de Educação do Estado trataram sobre as possíveis contribuições que o Curso de Música pode oferecer no projeto de implantação da disciplina de música nas escolas estaduais. Na ocasião estiveram presentes o Superintendente de Ensino, Prof. Edjôfre Coelho de Oliveira, a Prof.ª Juliana Carla Bastos, do Departamento de Música e Artes Visuais (DMA), a Prof.ª Pâmela Cristiana de Almeida, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), a coordenadora do curso de Música, Prof.ª Dr.ª Paula Molinari e alunas do Curso de Licenciatura em Música Regular e do Parfor.

O encontro foi uma oportunidade de estudar as Diretrizes Curriculares Estaduais para a apresentação de material de subsídio aos professores. A coordenadora do curso de música, Prof.ª Dr.ª Paula Molinari, afirma que a ação entre a universidade e a secretaria de educação pode propiciar um entendimento aprofundado do que se entende por oferecer o conteúdo de música como parte da estruturação curricular. "As atividades complementares de música não podem substituir o conteúdo de música previsto e garantido pela Lei 11.769/2008, mas para isso, é necessária uma ação entre gestores, professores e servidores técnicos de todas as unidades de ensino", completou a coordenadora.

Para uma comunicação eficiente, serão promovidos fóruns de discussão sobre o assunto, cujo objetivo é oferecer, a médio prazo, vagas específicas para os professores licenciados em música nos concursos públicos estaduais. O início dos trabalhos está previsto para o próximo mês.

Lei 11.769/2008 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica.

Desde a sanção da Lei 11.769/2008, muitos estados têm adotado modelos distintos de implantação. As experiências mais bem sucedidas são as que aconteceram numa relação direta entre os cursos de licenciatura em música oferecidos e as secretarias de educação, assim, faltava esse momento na história da educação aqui no Piauí.

Representantes do Curso de Música da UFPI e Superintendente de Ensino da Seduc