Curso de Artes Visuais promove oficina com ator e modelo Igor Medeiros

30/06/2014 14:38

Na tarde da última sexta-feira, 27, ocorreu, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), a oficina de teatro ministrada pelo ator e modelo piauiense Igor Medeiros. A ação, promovida pelo Curso de Artes Visuais, se destinou aos alunos da disciplina do último período da grade curricular, Encenação e Cenografia, lecionada pela Profª. Msc. Adriana Galvão.

Alunos da disciplina Encenação e Cenografia; ator Igor Medeiros e Prof.ª Msc. Adriana Galvão

A fim de possibilitar uma noção acerca do campo de cenografia e interpretação tanto para o teatro quanto para cinema, a disciplina aborda aspectos cênicos de atuação e dramatização, bem como os aspectos de direção de arte e construção de cenografia. "Por meio da atividade realizada hoje, o Igor Medeiros pôde compartilhar conosco a sua experiência como ator.", completou a Profª. Msc. Adriana Galvão.

Alunos participando de prática

No primeiro momento, o ator concedeu, no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE), uma palestra, em que expôs aos presentes a introdução à história do teatro e a importância deste para a sociedade. No segundo momento, ocorrido na sala de dança do CCE, Igor coordenou exercícios práticos que desenvolvem o foco, a concentração, além do teatro-debate, que alia atuação à discussão de temas pertinentes.

Ator e modelo piauiense Igor Medeiros

"Há sempre uma troca incessante no decorrer de tais práticas. Mais do que ensinar o que eu já obtive de conhecimento, a importância se encontra no fato de eu aprender e absorver novas formas de encarar o mundo e, assim, crescer pessoal e profissionalmente", destacou Igor Medeiros.

Mayara, estudante do 8º período do Curso de Artes Visuais

A estudante do 8º período de Artes Visuais declarou a contribuição que atividades como esta trazem ao corpo acadêmico. "Tal ação permite tanto um crescimento pessoal quanto produz conhecimento que poderá ser utilizado no cotidiano e em sala de aula quando exercitaremos a educação artistíca", relatou a aluna.

Prof.ª Msc Adriana Galvão

Para a profª Msc. Adriana Galvão, além de estimular e romper as barreiras do preconceito ao teatro e ao cinema, a oficina complementou a formação do arte-educador. "O artista promove o desenvolvimento de habilidades e competências que permitirão a construção de cidadãos questionadores e reflexivos acerca da realidade que os envolve.", declara.