UFPI concede título de

UFPI concede título de "Doutor Honoris Causa" ao economista Reis Velloso

27/06/2014 09:06

Na noite dessa quinta-feira (26), a Administração Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou a Solenidade de Outorga do título de "Doutor Honoris Causa" ao ex-Ministro e economista João Paulo dos Reis Velloso. O evento foi realizado no Campus de Parnaíba, que leva o nome do homenageado - "Reis Velloso".

Representantes da Administração Superior da UFPI e o homenageado ex-Ministro Reis Velloso

Estavam presentes no Auditório do Campus o homenageado e familiares, representantes da Administração Superior da UFPI, comunidade acadêmica e autoridades da região. O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, presidiu a solenidade e destacou a vida política do ex-Ministro Reis Velloso. O Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, discorreu sobre a vida do homenageado destacando a sua contribuição para o desenvolvimento do país.

Mesa de honra da solenidade "Doutor Honoris Causa" em Parnaíba

Reitor da UFPI durante a Outorga do título de "Doutor Honoris Causa" ao ex-Ministro e economista Reis Velloso

Reis Velloso é piauiense natural de Parnaíba, casado e pai de cinco filhos.  Prestes a completar 83 anos de vida, é uma personagem singular na cena política brasileira. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1960) e Mestre em Economia pela Universidade de Yale (1964), dos Estados Unidos, ocupou cargos importantes na área de planejamento estratégico para a economia do país. Foi Ministro do Planejamento de 1969 a 1979, nos governos dos generais Médici e Geisel. Desenvolveu importante trabalho para a ciência e tecnologia do país ao criar, por exemplo, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e ajudou a fazer da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) uma agência competente com um fundo respeitável para gerir.

Doutor Honoris Causa da UFPI, Ex-Minitro Reis Velloso recebe cumprimentos dos membros da Administração Superior da Universidade

O ex-ministro é também identificado como alguém que contribuiu decisivamente para que se organizasse a pós-graduação no país. É o fundador do Fórum Nacional, criado com o objetivo de analisar as ideias para a modernização e o desenvolvimento do Brasil. Realizado desde 1988, o Fórum reúne, anualmente, grandes personalidades e autoridades das mais diversas áreas sociais em torno do tema "desenvolvimento e tecnologia".

Ex-Ministro e fundador do Ipea, o economista Reis Velloso recebe título "Doutor Honoris Causa" da UFPI

Foto: Sidney Murrieta

Atualmente, o economista Reis Velloso é presidente do Fórum Nacional, superintendente-geral do Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae) e presidente do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Sob sua direção, o Fórum Nacional publicou, nos últimos anos, dezenas de livros sobre as questões mais relevantes da atualidade brasileira e mundial. Em 2013, Reis Veloso lançou, em sua terra natal - Parnaíba -, o livro "O Vale da Decisão: o Piauí é Rico - Em Grandes Oportunidades", da editora Livros do Futuro, em que trata das oportunidades de desenvolvimento que o Estado possui, com sua agricultura de alto valor, belezas naturais, diversidades ecológicas, além de outros aspectos citados pelo autor.

Título Doutor Honoris Causa

Honoris Causa, em português, significa causa nobre.  O título é concedido em reconhecimento a pessoas que se destacam pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras e do melhor entendimento entre os povos.