Bom Jesus: Pesquisas buscam melhoria na produção e qualidade de vegetais

24/06/2014 10:17

A Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas (Bom Jesus), desenvolve pesquisas na área de Fisiologia Vegetal desde março de 2013. O grupo de pesquisa possui projetos nas áreas de nutrição de plantas, alelopatia, extratos de plantas, germinação de sementes, fisiologia pós-colheita, crescimento e desenvolvimento de frutíferas (melancia, castanha do gurguéia) e grandes culturas (soja, milho, arroz).

O grupo é constituído pelas professoras Dr.ª Daniela Vieira Chaves e Dr.ª Elaine Heberle, e pelos mestrandos Farley Silva Santana, Renato Falconeres Vogado, Firmino Nunes de Lima e por alunos de graduação dos cursos de Engenharia Agronômica e de Engenharia Florestal. Os pesquisadores contam com auxílio dos professores Dr.ª Edivania de Araújo Lima, Me. José Hamilton da Costa Filho, Dr.ª Wiara de Assis Gomes e Dr.ª Larissa de Oliveira Fontes.

Segundo a professora Daniela Chaves, o grupo de Fisiologia Vegetal tem como uma de suas linhas de pesquisa o estudo de efeitos do uso de diferentes tipos de adubação (solo ou via foliar e sua interação) sobre a fisiologia de plantas e frutos de melancia. "Com as análises podemos descobrir produtos e níveis adequados de adubação que proporcionem o melhor desenvolvimento, produtividade e qualidade de frutos", explica.

Plantação de melancia

Os pesquisadores desenvolvem, ainda, projetos relacionados ao uso de extratos vegetais com ação alelopática (efeito direto ou indireto de uma planta sobre outra, por meio da produção de compostos químicos liberados no ambiente), inibindo ou promovendo a germinação, estimulando ou não a quebra de dormência e o enraizamento de plantas nativas da região. "O objetivo é buscar alternativas de fácil uso aos pequenos produtores rurais da região", esclarece a pesquisadora Daniela Chaves.

No futuro, o grupo realizará pesquisas de quantificação da atividade de enzimas relacionadas à germinação, armazenamento pós-colheita, estresse hídrico e estresse oxidativo de plantas e frutos do cerrado.

Daniela Chaves esclarece que objetivo do grupo de pesquisa é entender o comportamento fisiológico e bioquímico do vegetal em diferentes ambientes edafoclimáticos (relação planta-solo-clima para plantio): "Com os estudos podemos sugerir variedades adaptadas e manejos adequados que visem a maior produção e qualidade do produto final".

Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Fitotecnia (PPGAF)

Devido ao jogo do Brasil realizado ontem (23), a Coortdenação do PPGAF recebe a documentação das inscrições para à seleção do Processo Seletivo para o Curso de Mestrado em Fitotecnia até  esta terça-feira (24).

O Programa é oferecido pela Universidade Federal do Piauí no Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, com objetivo de contribuir para o desenvolvimento da Área de Produção Vegetal no Meio-Norte, que abrange os Estados do Piauí e Maranhão, além do Noroeste da Bahia.

A região Meio-Norte do Brasil constitui-se, atualmente, como uma das últimas fronteiras agrícolas do mundo, sob forte expansão de cultivo de grãos. A criação do Curso apresenta papel fundamental na adequação das tecnologias e resolução de problemas locais com fundamentação científica, auxiliando no desenvolvimento das atividades voltadas ao campo. Além disso, o Curso busca uma maior capacitação de recursos humanos para atuação nas diferentes áreas de abrangência do Programa.

Mais informações: acesse o site do Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Fitotecnia no sigaa, pelo telefone (89) 3562-1929 ou e-mail ppgfitotecnia@ufpi.edu.br.