Reunião discute implantação do curso de Medicina no campus de Picos

16/06/2014 15:09

O Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimateia Dantas se reuniu, na manhã desta segunda-feira (16), com o governador do Piauí, Zé Filho para discutirem sobre a intermediação do governo do Estado na implantação do curso de Medicina na UFPI do município. Também estiveram presentes na reunião Mirócles Veras, Secretário de Saúde do Estado e Ernani Maia, coordenador do curso de Medicina da UFPI de Picos.

Segundo Zé Filho, o governo do Estado dará o apoio necessário para a implantação do curso. O mesmo foi ressaltado pelo Secretário de Saúde, Mirócles Veras. "Nós estamos abertos a garantir o apoio necessário para a implantação deste curso, importante para a melhoria da assistência à saúde, sobretudo, na atenção básica", disse Mirócles.

O curso de Medicina da UFPI de Picos ofertará 60 vagas por ano, sendo 30 por semestre. A previsão é de que ainda no primeiro semestre de 2015 sejam abertas as vagas para o novo curso. "Em Parnaíba, já iniciaremos o curso de Medicina no segundo semestre deste ano. O Ministério da Educação também está garantindo toda a assistência para que em Picos não seja diferente", pontuou o reitor José Arimateia.

Conforme Ernani Maia, com a instituição das novas diretrizes curriculares divulgadas em maio deste ano, o plano pedagógico deve focar, sobretudo, na atenção primária. "A ideia é formar novos médicos preparados para atuarem em suas próprias regiões, garantindo uma melhor assistência na atenção primária", disse Ernani.

Com informações da CCom - PI