UFPI realiza Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática

13/06/2014 16:24

A Universidade Federal do Piauí realiza mais um módulo do Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio. O curso será realizado de 15 a 18 de julho, de 8h às 12h e das 14h ás 18h, totalizando 32 horas-aula.

A transmissão das aulas expositivas será ao vivo, via internet, do IMPA para as instituições participantes em diversos estados, utilizando a infraestrutura da RNP. Os professores participantes poderão enviar suas perguntas durante a realização das aulas, utilizando um programa de "chat". Para este módulo, serão abordados temas do livro "Temas e Problemas Elementares".

Os participantes que tiverem suas inscrições deferidas terão direito a certificado de conclusão do curso, expedido pela UFPI, bem como material-didático pedagógico, desde que tenha comprovadamente, pela Coordenação, participação e dedicação integral ao curso. Serão permitidas, no máximo, 150 (cento e cinquenta) inscrições, por questão de capacidade do auditório.

As inscrições, para este módulo, serão realizadas através do endereço eletrônico www.leg.ufpi.br/papmem no período de 03 de junho a 04 de julho de 2014.

Será cobrada taxa para emissão de certificado no valor de R$ 3,00 (três reais) para estudantes e R$ 5,00(cinco reais) para professores, pago por meio do Guia de Recolhimento da União (GRU).

Até o dia 08 de julho, resutlado do deferimento das inscrições será disponibilizado no endereço eletrônico: www.leg.ufpi.br e www.leg.ufpi.br/papmem.

O projeto

O projeto tem o objetivo de oferecer treinamento gratuito para professores de Matemática do Ensino Médio de todo o País. É realizado, sob diversas formas, desde 1990, abordando assuntos relativos às três séries do Ensino Médio e recebe apoio da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Desenvolvido na UFPI pelo Departamento de Matemática, com o apoio dos professores Gilvan Lima de Oliveira, Jurandir de Oliveira Lopes, João Benicio de Melo Neto, Mário Gomes dos Santos e Ítalo Dowell Lira Neto,
o curso tem como metas: a melhoria do ensino de Matemática no nível médio; ênfase no fortalecimento do conteúdo matemático para os professores participantes bem como contextualização dos conteúdos abordados, enfocando novas metodologias através de situações problemas.

Como resultado, já foi lançada uma série de livros especialmente voltados para o Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da SBM. Esta coleção representa atualmente a melhor referência disponível no Brasil para professores do Ensino Médio de Matemática.