Palestra sobre melhoramento genético da cana-de-açúcar na UFPI

10/06/2014 16:21

O melhoramento genético da cana-de-açúcar é realizado, basicamente, para desenvolver variedades mais produtivas, tolerantes ao estresse hídrico, maior resistência às pragas e doenças e melhor adaptação a diferentes ambientes. Com isso, a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (RIDESA), busca alcançar variedades de cana-de-açúcar para o melhoramento genético por meio de convênios entre universidades federais, entre elas a UFPI.

No período de 04 e 05 de junho de 2014, o programa de Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-Açúcar da UFPI (PMGCA-UFPI), recebeu a visita do Dr. Djalma Euzébio (Coordenador do Programa de Melhoramento Genético de Cana de Açúcar da UFRPE). Na oportunidade, foi realizada no auditório do CCA, uma apresentação sobre a importância de pesquisas realizadas na área de melhoramento genético da cana-de-açúcar, a seleção de novas variedades RBs e o funcionamento dos programas dentro da rede, direcionada a pesquisadores, bolsistas do PMGCA-UFPI/RIDESA e alunos de graduação.

O Dr. Djalma Euzébio destacou ainda a importância do intercambio entre as universidades e a troca de experiências entre os pesquisadores para o avanço das pesquisas na área do melhoramento da cana-de-açucar.
Além disso, em uma reunião, na qual estava presente o profº Dr. Francisco de Alcântara Neto (Coordenador PMGCA RIDESA-UFPI), professores colaboradores e bolsistas, Dr. Djalma discutiu sobre os rumos do Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-Açúcar da UFPI (PMGCA-UFPI), destacando projetos na área do melhoramento clássico, com a introdução e adaptação de genótipos precoce de cana-de-açúcar na região canavieira do estado do Piauí e na área molecular, através do estudo de diversidade genética de variedades RBs.