Alunos da UFPI participam de dia de campo realizado pelo PMGCA

10/06/2014 16:13

A cana-de-açúcar (Saccharum spp.) é uma cultura de grande importância econômica no setor agrícola brasileiro, fornecendo matéria prima na produção de açúcar e etanol. O aumento do plantio dessa cultura vem sendo ampliado através de parcerias entre unidades agroindustriais e programas de melhoramento genético, visando o desenvolvimento de cultivares geneticamente adaptadas as condições edafoclimáticas do país.

A busca de novos genótipos através do melhoramento genético tem possibilitado a seleção de variedades no estado do Piauí. Essas pesquisas têm sido realizadas pela Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro, através do Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-Açúcar da UFPI (PMGCA-UFPI), com parceria do Grupo Olho D'agua (usina COMVAP).

Atualmente, o Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-Açúcar da UFPI (PMGCA-UFPI), dispõe de uma área experimental cedida pelo Grupo Olho D'agua (usina COMVAP), com 21 variedades RB de cana-de-açúcar oriundas do Programa de Melhoramento Genético da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (RIDESA).

Diante desse cenário, foi realizado no dia 31/05/2014 o primeiro dia de campo PMGCA-UFPI, na usina COMVAP, cujo objetivo foi divulgar à comunidade, pesquisadores e produtores, variedades RB de cana que estão sendo avaliadas para as condições edafoclimáticas da região Meio-Norte.

O momento foi oportuno, pois além de apresentar a importância das pesquisas realizadas com essas variedades no estado do Piauí, através de uma apresentação oral ministrada pelo profº Dr. Francisco de Alcântara Neto (Coordenador PMGCA RIDESA-UFPI), pesquisadores e produtores tiveram a oportunidade de visitar o campo experimental, e esclarecer dúvidas com relação ao comportamento dessas variedades no campo.