Salipi: Crianças participam de atividades lúdicas

06/06/2014 17:30

As crianças têm sido um público cativo do Salão do Livro do Piauí (Salipi). Algumas vão pelas escolas, outras acompanhadas pelos pais, mas todas têm uma algo em comum: saem com um livreto nas mãos.

Com o objetivo de despertar o interesse dos pequenos pela leitura, escolas públicas e privadas marcaram presença durante toda a semana nas atividades lúdicas oferecidas no Salipi. "É uma oportunidade que as crianças têm de participarem de algo especial na vida delas, que é a conquista pela leitura. No Salipi, elas adquirem os livros baseados no próprio gosto", relata a professora de ensino fundamental da Escola Municipal Governador Chagas Rodrigues, Kátia dos Santos.

Oficina de Arqueologia

Títulos como "Rapunzel", "O Coelho e a Tartaruga", "Bolsa de Enfeite" e revistas quadrinhos foram as preferências dos estudantes do 1° e 2º ano do ensino fundamental Luiz Fernando, Emily da Costa e Maria Isabelle, que estavam muito felizes com seus novos livros.

Alunos do ensino fundamental aproveitam para comprar seus livros  favoritos

Pequenos no tamanho, mas gigantes em curiosidade, o público infantil mostra-se exigente. "As crianças que chegam ao estande, realmente, se interessam pelos livros e é animador ver isso, já que, atualmente, existe uma perda no hábito da leitura", relata um dos vendedores da Livraria Contexto, Jeferson de Souza.

Um das atividades mais procuradas no Salipi são as oficinas lúdicas como a de Arqueologia. "É interessante perceber a diferença de quando as crianças chegam, para quando saem, com certeza, aquelas que participaram entendem, agora, o que é um arqueólogo", relata uma das voluntárias da Oficina Meiriane Oliveira.

Alunos participam da Oficina de Arqueologia

Na Oficina de Xilogravura, as crianças aprendem na prática a técnica de impressão no papel. "A oficina é uma iniciativa do Núcleo de Gravura e Pesquisa do Piauí (NUGRAPPI) e, durante as atividades, as crianças produzem a gravura alternativa, a partir de isopor, tinta guache e palito de churrasco", explica a monitora e aluno de Artes Visuais da UFPI, envolve as crianças a estudante do Curso de Artes Visuais da UFPI, Nilvania da Luz.

Oficina de Xilogravura

O Salipi e as atividades voltadas para o público infantil seguem até domingo (06). As oficinas de Xilogravura e de Arqueologia acontecem nos turnos manhã e tarde e são abertas ao público.

Público exigente: crianças buscam os títulos favoritos no salão do Livro do Piauí