Salipi: Crianças aproveitam para comprar seus livros favoritos

06/06/2014 13:01

Um dos objetivos do Salipi é incentivar a formação de público leitor e nada melhor do que criar o hábito da leitura ainda na infância. As famílias e as escolas da rede pública e privada aproveitam o espaço como ambiente lúdico de aproximação dos pequenos com o mundo da leitura.

Salão do Livro do Piauí estimula novos leitores

Segundo o professor Cineas Santos, um dos organizadores do evento, nenhuma criança que vai ao Salipi sai sem um livreto. "Esse livreto fará parte da história da criança. Um dia, ela vai lembrar que recebeu o livrinho no Salão do Livro do Piauí".

Alunos da rede pública e privada comparem ao Salipi 2014

Como forma de democratizar o acesso a obras literárias, a organização do Salipi, em parceria com as secretarias de educação municipal e estadual, distribuiu mais de 180 mil reais em cheque-livro para os estudantes da rede pública. "É uma alegria ver uma criança que nunca comprou um livro chegar ao estande, escolher e levar uma obra para ler em casa e na escola", disse Luiz Romero, um dos organizadores e idealizadores do Salipi.

Crianças recebem cheque-livro, escolhem e compram seus livros no Salipi

Salipi

Realizado desde 2003, o Salão do Livro do Piauí (SALIPI) nasceu da iniciativa de professores que se uniram para fazer um evento literário. Em 2014, o evento se renova ao ser realizado pela primeira vez na Universidade Federal do Piauí. O novo endereço vem recebendo elogios e superando as expectativas do público ao oferecer um espaço amplo e seguro.

A coordenadora pedagógica da Unidade Escolar Dom Severino, Milena Moura, aprovou o novo ambiente: "Está mais amplo e as crianças ficam à vontade para escolher um bom livro". Todos os anos a coordenadora traz alunos ao Salão do Livro. "É um momento de alegria, porque eles adoram o Salipi. Todos ganham o cheque-livro e, assim, têm a oportunidade de comprar e levar livros para casa", contou.

Pais levam filhos ao Salão do Livro do Piauí

Durante o Salipi, os visitantes têm a oportunidade de ter um contato mais direto com o mundo literário por meio de palestras, bate-papos com escritores nacionais e internacionais, exposições culturais, compras de livros, shows de bandas locais, danças e oficinas infantis.

Crianças compartilham o gosto pela leitura no Espaço Rosa dos Ventos - Salipi 2014

São 12 anos de Salipi, e para o professor Luiz Romero é uma satisfação pessoal fazer parte da organização do evento. "O que fazemos é uma gota de felicidade pelo Piauí, por Teresina em particular. E fazer isso é uma satisfação pessoal de coração, é um compromisso com o público piauiense", afirmou.

As atividades do 12º Salipi acontecem até domingo, 08 de junho, no Espaço Rosa dos Ventos, Campus da UFPI, em Teresina. Participe!!

Fotos: Kívia Rodrigues