Jovens de São João do Piauí participam de capacitação no CCA

04/06/2014 15:18

Entre os dias 02 e 06 de junho de 2014, o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí recebe um grupo de 15 jovens estudantes e técnicos formados nos cursos de tecnólogos em Agropecuária, Zootecnia e Agroindústria da Escola Técnica de São João do Piauí. Os alunos participam de mais uma etapa do Curso de Extensão "Capacitação de jovens do Assentamento Lisboa para produção programada de carne de caprinos e  ovinos", uma ação do Projeto CAPRIOVIS/CCA/UFPI, que conta com o apoio logístico do Colégio Técnico de Teresina (CTT).

Prof.ª Drª. Maria Elizabete de Oliveira durante o curso de capacitação dos jovens no CCA

Sob a coordenação da professora Drª. Maria Elizabete de Oliveira, do departamento de Zootecnia (CCA/UFPI),  o grupo recebe informações sobre o manejo alimentar e sanitário dos animais, a tecnologia de abate e o processamento da carne, entre outros temas.  O curso é ministrado com a colaboração de professores e alunos de pós-graduação do CCA e do CTT e conta com apoio institucional da Pró-Reitoria de Extensão (PREX/UFPI).

A capacitação é dirigida à preparação das famílias do Assentamento Lisboa, para encaminhar junto ao Programa Terra Forte/MDA (Agroindustrialização em Assentamentos de Reforma Agrária), a instalação de unidades de terminação e de abatedouro para caprinos e ovinos, processo já em fase de elaboração do projeto básico.

Ocupando uma área de aproximadamente 8 mil hectares e com cerca de 300 famílias assentadas, o Assentamento Lisboa busca o aperfeiçoamento do sistema produtivo local, com base em atividade tradicional de reconhecido potencial de crescimento, priorizando a inserção dos jovens em todas as fases do projeto: na concepção, no diagnóstico, no delineamento do sistema produtivo, na operacionalização das atividades, no suporte técnico e na autogestão, em apoio a seus pais e familiares.