Livro sobre Carlos Castello Branco é lançado pela Editora da UFPI

06/06/2014 08:30

O lançamento livro "Carlos Castello Branco: o comentarista pragmático da imprensa brasileira", publicado pela Editora da Universidade Federal do Piauí (Edufpi) foi lançado na sexta-feira (06), às 19h, no estande da Edufpi, durante o salão do Livro do Piauí. A obra é de autoria da jornalista e egressa da UFPI Daiane Rufino, mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo e com experiência em jornalismo, editoração e docência.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, e a autora do livro, jornalista Daiane Rufino

O primeiro livro da jornalista conta com prefácio de um dos maiores pesquisadores da área de Comunicação do Brasil, José Marques de Melo.

Carlos Castello Branco

O piauiense Carlos Castello Branco é considerado o mais relevante jornalista brasileiro do século XX. O seu trabalho como comentarista político no antigo Jornal do Brasil é abordado no livro "Carlos Castello Branco: o comentarista paradigmático da imprensa brasileira", de autoria da jornalista Daiane Rufino Leal, egressa da Universidade Federal do Piauí. A obra é uma publicação da Editora da UFPI (Edufpi).

O lançamento da obra acontece na sexta-feira (06), às 19h30, no stand da editora no Salão do Livro do Piauí (Salipi), que este ano está sediado na UFPI. Antes, a autora participará do Bate-papo Literário, às 18h,  no Espaço Rosa dos Ventos.

Sobre o livro

"O livro é resultado de nossa pesquisa de mestrado realizada na Universidade Metodista de São Paulo e financiada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior). Ao propor o estudo sobre Carlos Castello Branco, minha intenção foi a de compreender o trabalho deste jornalista emblemático e compartilho agora, através deste livro, com meus alunos, historiadores e demais jornalistas", explica a autora, professora e jornalista Daiane Rufino.

O primeiro capítulo do livro traz uma biografia de Carlos Castello Branco, a infância em Teresina e a vida profissional em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília. Os demais capítulos trazem a análise dos textos do jornalista publicados durante 30 anos (de 1963 a 1993) na Coluna do Castello (Jornal do Brasil).

Carlos Castello Branco

A análise é ancorada na teoria dos gêneros jornalísticos com embasamento histórico. "A produção jornalística de Carlos Castello Branco nos possibilita reconhecer o Brasil em um dos momentos políticos mais conturbados da história política: os 20 anos de Ditadura Militar e o processo de redemocratização", enfatiza Daiane.

Nas palavras do Prof. Dr. José Marques de Melo, orientador da pesquisa: "Trata-se de uma biografia ancorada no gênero jornalístico que o consagrou, avançando teoricamente na elucidação do comentário como formato assimilado de modo sensível e inteligente, sinalizando tipos que demonstram a identidade brasileira cultivada pelo autor em sua prática cotidiana".

Castello aprendendo a usar o computador na sucursal do Jornal do Brasil em Brasília

A superintendente de Comunicação da UFPI, Prof.ª Dr.ª Jaqueline Dourado, ressalta a importância da publicação: "O resgate da memória do jornalismo piauiense e brasileiro tem sido renovado nos últimos anos por meio do ânimo e entusiasmo dos novos pesquisadores que vem, por meio de suas investigações, nos ajudando a compreender figuras tão caras e singulares como é o caso do Jornalista Castellinho que viveu, refletiu e interpretou a história política do Brasil de forma ímpar nos 30 anos em que publicou a Coluna do Castello no Jornal do Brasil".

O livro poderá ser adquirido a partir de sexta-feira, dia 6 de maio, na livraria da Edufpi e no Salipi.

Posse na Acadêmia Brasileira de Letras, assinando o livro com Austragesilo de Athayde, Leonel Brizola e Hugo Napoleão

Na Columbia University, Nova York, recebendo o premio Maria Cabots de liberdade de Imprensa

Fotos: arquivo pessoal site www.carloscastellobranco.com.br.