BOM JESUS: UFPI E DNOCS discutem convênios para Perímetro Irrigado

04/06/2014 11:20

A Universidade Federal do Piauí, por meio do Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, adquiriu cessão de uso do módulo produtivo de irrigação, de 16 hectares (ha), pertencente ao DNOCS (Departamento Nacional de Combate a Secas) no perímetro irrigado de Alvorada do Gurguéia. A reunião ocorreu no último dia 30 de maio na cede do DNOCS/PI, em Teresina.

Representantes do Campus de Bom Jesus e do DNOCS/PI fecham parceria

Participaram da reunião, pelo DNOCS, o Coordenador da regional Piauí, Manoel Filho, o Coordenador Geral de Produções, Aluísio Ferro e técnicos que participaram da implantação do perímetro de Alvorada. Pelo Campus da UFPI de Bom Jesus, estiveram na reunião, o Diretor do Campus, Prof. Stélio Lima, os coordenadores dos mestrados em Solo e Fitotecnia, respectivamente, Prof. Everaldo Moreira e Profª. Luciana Barboza, e o Coordenador do Projeto o Prof. Fabio Mielezrski.

Apresentaram na reunião, o projeto de revitalização e de difusão de tecnologia ao perímetro de Alvorada. O Projeto é orçado em 1,5 milhões de reais e compreende desde a revitalização do módulo tecnológico até o desenvolvimento de tecnologias produtivas com ações afirmativas de difusão entre os irrigantes do perímetro.

Perímetro Irrigado de Alvorada do Gurguéia

O Projeto Perímetro Irrigado de Alvorada do Gurguéia contempla 1.500 ha, distribuídos em lotes com média de 8 ha cada. Nas décadas de 80 e 90, a área produziu diversas culturas. Mas, nos últimos anos, a associação de diversos fatores reduziu a ocupação desses lotes irrigados e a produção no perímetro. Fato não observado em perímetros como o de Guadalupe, que apresentou resultados de produtividades satisfatórios, no mesmo período.
Projeto
Segundo o Coordenador de Projetos do DNOCS, Aluísio Ferro, o projeto apresentado possui características extremamente positivas, pois se propõe a construir junto com os municípios irrigantes o modelo mais adequado ao perímetro, usando para isso, ações diretas e praticas de difusão de tecnologias.

A professora da UFPI, Luciana Barboza, enfatizou que é, também, papel da universidade apresentar caminhos viáveis ao desenvolvimento regional. "A UFPI, por meio do Campus de Bom Jesus, tem procurado a iniciativa privada e os parceiros governamentais para desenvolver projetos que impactam diretamente nos setores produtivos", afirmou.

Para o professor Fabio Mielezrski, "o projeto produzirá conhecimentos técnicos e científicos importantes para o desenvolvimento da agricultura irrigada em pequena escala, possibilitando a revitalização de um perímetro importante de irrigação".

A região de Alvorada e Cristino Castro são frequentemente referenciadas pelo desperdício de água dos seus poços jorrantes. O professor Everaldo Moreira acredita que "o desenvolvimento da cultura da irrigação, com auxílio de tecnologias ao pequeno produtor e crédito, farão a transformação necessária para a adequada utilização da água na região".