UFPI realiza curso de extensão em Linguagem de Cordel

03/06/2014 10:41

Com o objetivo de desenvolver a linguagem de cordel, a Coordenadoria de Programas e Projetos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realiza, no período de 11 a 13 de junho, Laboratório de Produção Textual sobre "Literatura de Cordel: Fazendo e Aprendendo a Fazer", no Centro de Ciências da Educação (CCE). As inscrições podem ser realizadas no período de 03 a 10 de junho no Departamento de Música e Artes Visuais da UFPI.

O curso é uma atividade de extensão voltada para estudantes e profissionais das diversas áreas. No total, são oferecidas 60 vagas, sendo 30 destinadas aos alunos da Unidade Escolar Prof. Antônio Tarciso (Vila Santa Bárbara) e 30 aos acadêmicos da UFPI e comunidade em geral. A programação conta com palestras e oficina de Xilogravura.

As palestras trarão tópicos relacionados ao cordel na cena cultural brasileira, as origens da poesia popular nordestina, assim como os autores mais expressivos de ontem e de hoje, objetivando a interação com o público, de forma descontraída e espontânea. A edição homenageia a Professora Iolanda Carvalho (UFPI/CCE/artes visuais) com seus consagrados trabalhos e a Casa do Cantador na Pessoa do Dr. Pedro Mendes Ribeiro. Os três melhores cordéis criados pelos participantes serão premiados.

Confira a programação.