Defesa da 1ª Dissertação de Mestrado em Arqueologia/UFPI será nesta sexta

29/05/2014 16:29

Nesta sexta-feira (30), às 9 horas da manhã, no Auditório do Museu de Arqueologia da UFPI, acontecerá a defesa da primeira dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, fruto das investigações feitas pelo discente Igor Linhares de Araújo, sob a orientação do Professor Luis Carlos Duarte Cavalcante.

O trabalho intitula-se "O que os olhos não veem, os dados falam: estudo arqueométrico de cerâmicas arqueológicas do sítio Lagoa do Portinho", uma abordagem químico-mineralógica para entender as diferentes técnicas de queima utilizadas pelos grupos humanos que ocuparam a área da Lagoa do Portinho, situada no município de Luís Correia, nas margens do Oceano Atlântico.

Entre as contribuições mais relevantes oriundas do desenvolvimento do projeto de dissertação estão a identificação de padrões de queima inéditos na literatura arqueológica especializada e o uso do espectrômetro Mössbauer miniaturizado MIMOS II para analisar as espécies de ferro associadas aos perfis de queima das peças cerâmicas antigas. Ao término da dissertação o discente também conseguiu formular importantes inferências sobre o tipo de forno utilizado para a fabricação dos artefatos.

A banca examinadora do trabalho será constituída por José Domingos Fabris (Professor Visitante Nacional Sênior na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Diamantina, Minas Gerais), Jacionira Coêlho Silva (Professora do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da UFPI), Maria Conceição Soares Meneses Lage (Professora do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da UFPI) e por Luis Carlos Duarte Cavalcante, orientador do aluno.