Professores firmam acordo para conservação de arquivos da Diocese de Oeiras

28/05/2014 14:20

Na última terça-feira (27) os professores do Curso de História do Campus de Picos/UFPI, Dr. Agostinho Junior Holanda Coe e Msc. Mairton Celestino da Silva, estiveram na cidade de Oeiras com o intuito de celebrar um acordo com a Diocese de Oeiras.

O acordo entre as instituições tem por objetivo a Catalogação, Conservação e Digitalização dos documentos Eclesiásticos que estão sob a guarda da Diocese.

Documentos Eclesiásticos

O projeto conta com o apoio do Bispo de Oeiras, Dom Juarez Sousa da Silva, do Coordenador do Acervo da Diocese, Padre Kleiton Vieira, da Direção do Campus de Picos, representado pela professora Dra. Alveni Barros e da Pró-reitoria de Extensão, que concede bolsas aos discentes envolvidos, assim como equipamentos.

Na ocasião, os professores apresentaram o Programa de Extensão aos alunos e professores do Curso de História da UESPI de Oeiras.

Os professores falaram sobre o objetivo do projeto, "o programa de extensão é ambicioso desde a sua concepção, uma vez que a intenção é fazer um levantamento das demais igrejas do Estado e com isso catalogar todo o material eclesiástico do Piauí e, no segundo momento, cruzá-lo com a documentação do Maranhão".

Também explicaram sobre o porquê da união de documentos entre os estados do Piauí e Maranhão, "diferentemente da percepção atual, o rio Parnaíba não separa o Piauí do Maranhão e sim os une, um exemplo disso é exatamente a relação estabelecida, em nível eclesiástico, entre essas duas regiões durante o período das conquistas portuguesas, passando pelo Império e adentrando às primeiras décadas da República".