Pós-Graduação em Bom Jesus realiza pesquisa com praga de lavoura

26/05/2014 17:05

Desde 2012, o campus de Bom Jesus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do grupo de pesquisa da Pós Graduação em Fitotecnia, realiza estudos com a Helicoverpa armigera, uma espécie de lagarta que causa danos à agricultura, principalmente às lavouras de milho, soja e algodão.

Helicoverpa armigera, praga de lavoura

O grupo é composto pela Prof.ª Dr.ª Luciana Barboza Silva, Dr. Alexandre Farias da Silva, Dr.ª Catarina de Bortoli Munhae, Ma. Kellen Maggioni e pelos mestrandos Eliane Carneiro, Gabriel dos Santos Carvalho, Glauciany Soares Lopes e Vilmar Bueno dos Santos. Além destes, alunos do curso de Agronomia também participam do grupo, no qual estudam o comportamento desta praga, sendo que algumas pesquisas já foram concluídas e outras estão em andamento.

Dentre essas pesquisas, estão ensaios com inseticidas comerciais, extratos vegetais, controle biológico com Trichogramma spp., uma espécie de vespa, e atividades enzimáticas. Os ensaios com inseticidas têm como objetivo testar a eficiência dos produtos comerciais recomendados para esta espécie e encontrar a melhor dose para controle da praga.

Em busca de práticas de manejo, estão sendo realizados testes de eficiência com extratos vegetais, assim como a utilização do controle biológico com parasitóides de ovos do gênero Trichogramma spp. coletados na própria região em diferentes culturas, buscando assim, inimigos naturais mais eficientes para controle da praga, pois esses parasitóides já estão adaptados às condições físicas e biológicas da região, potencializando sua utilização.

As pesquisas de atividades enzimáticas estão voltadas para o manejo de resistência, pois embora seja uma praga nova no Brasil, a Helicoverpa armigera é conhecida em outros países por causar danos em diversas culturas economicamente importantes, nos quais se tem registro que esta praga já adquiriu resistência a todos os grupos de inseticidas químicos, ressaltando a importância de estudos nesta área para que se possa utilizar as técnicas de manejo adequado para esta espécie de inseto praga, com menor custo possível na produtividade.

Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Fitotecnia (PPGAF)

O processo seletivo para o PPGAF está aberto e as inscrições vão até o dia 23 de junho deste ano.

Mais informações : www.sigaa.ufpi.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?id=373