Curso de Artes Visuais realiza reunião para discutir projeto de Lei

23/05/2014 14:29

O Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí realizou, nesta sexta- feira (23), o 2º encontro para revisão de Projeto de Lei de Inclusão de Obras de Arte em Teresina. O encontro ocorreu no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE) e tem como objetivo revisar e apresentar propostas que melhorem projeto que está em processo de aprovação na Câmara Municipal de Teresina.

Encontro aconteceu no auditório do CCE

O Projeto de Lei visa inserir obras de artistas plásticos em construções acima de 1000m² na cidade. Além das construções, o projeto propõe que os muros de proteção de obras, os tapumes, recebam também as intervenções artísticas.

A coordenadora do Curso de Artes, Adriana Galvão falou sobre a importância de se discutir esse projeto na universidade. "Nós trouxemos essa discussão para dentro da universidade como forma de estreitar os laços com a sociedade, participar dessas modificações que dizem respeito ao nosso campo de saber e poder elevar essa discussão para além da arte decorativa", disse Adriana.

Os profissionais e estudantes falaram da importância de um estudo que harmonize essas obras de arte com a arquitetura da cidade, evitando uma poluição visual. Discutiram ainda sobre os critérios estabelecidos para os artistas que querem expor suas obras.

Estudantes e profissionais de arte falam da importância de discutir o projeto de lei

Além da Profª. Adriana Galvão, estiveram presentes no evento o presidente da Comissão de Desenvolvimento e Patrimônio Urbano da OAB-PI, Natan Pinheiro; o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Sanderland Ribeiro; os artistas plásticos Braga Tepi e Fátima Campos e estudantes do curso de Artes.

Uma audiência pública está agendada para o dia 04 de Junho na Câmara Municipal de Teresina para discutir o projeto de lei com as autoridades públicas.