Turma de Especialização em Educação Integral visita escolas públicas

20/05/2014 10:41

Firmar novas práticas educacionais, melhorar o plano de ensino e vivenciar novas realidades, esses foram os objetivos da visita realizada pelos alunos da primeira turma de Especialização em Educação Integral do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPI) a escolas de tempo integral das zonas Sul e Sudeste de Teresina, na manhã da última sexta-feira (16).  A turma é composta por 45 alunos e o Curso é vinculado ao Programa Mais Educação.

A ideia da aula prática em forma de visita aos colégios partiu de um dos alunos da turma da Especialização, o Prof. Carlos Eduardo Soares, que também é diretor do Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral (CEFTI) Raldir Cavalcante Barros, umas das instituições visitadas que trabalha com educação de tempo integral no Ensino Fundamental. "A nossa intenção é mostrar na prática como o professor planeja sua aula. Por meio da visita, os alunos da especialização observaram o preparação das aulas. Tudo que é produzido em sala de aula tem participação efetiva do aluno", disse.

Carlos Eduardo Soares, diretor CEFTI Raldir Cavalcante, colégio de Ensino Fundamental em tempo integral

A partir dos debates em sala de aula e do aprofundamento teórico, os alunos da primeira turma de especialização em Educação Integral da UFPI, observaram na prática como se firma os planos de educação para o aluno de escolas que trabalham com esse tipo ensino. Segundo a coordenadora da especialização, Prof.ª Dr.ª Glória Moura, a prática auxilia na consolidação do aprendizado, que é construído dentro da sala de aula. "Com a aula prática podemos ver a realidade do Ensino Médio e do Ensino Fundamental que trabalham com tempo integral", explicou.

Prof.ª Dr.ª Glória Moura, coordernadora do Curso de Especialização em Educação Integral

As escolas visitadas foram CEMTI João Henrique de Almeida Souza de Ensino Médio e Raldir Bastos Cavalcante de Ensino Fundamental. As instituições foram escolhidas a partir do trabalho que as mesmas desempenham em tempo integral junto aos alunos.  Além de trabalharem aulas expositivas, as escolas aproveitam o ensino de tempo integral para desenvolveram projetos diferenciados no espaço escolar, como atividades ligadas à música, ao teatro, à leitura, à saúde e à otimização para o desempenho no ENEM. Durante a visita, alunos e professores da Espacialização conferiram com esse trabalho é realizado e conheceram os vários projetos existentes em cada unidade.

Alunos da primeira turma de Especialização em Educação Integral da UFPI em visita ás escolas públicas de tempo integral

Alunos do CEFTI Raldir Cavalcante Barros desenvolvem suas atividades de forma ilustrativa. O colégio também oferece projetos paralelos às atividades escolares, como música, teatro e leitura

Estudantes do CEMTI João Henrique de Almeida Souza. A escola desenvolve projetos com xadrez, matémática e otimização para o desempenho no ENEM. A instituição possui 90% de aprovação do ENEM em instituições públicas