Aluna apresenta primeira tese do Doutorado em Educação da UFPI

28/04/2014 16:21

Melhorar, qualificar e capacitar professores do Ensino Básico, esse foi um dos objetivos da 1ª Defesa de Doutorado em Educação, defendida na manhã desta segunda-feira (28), pela doutoranda Valdirene Gomes, aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A banca examinadora foi formada por membros internos e externos à Instituição. O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, compareceu à apresentação e prestigiou o momento histório para a Instituição.

Membros da banca avaliadora (esquerda para a direita): Dr. José Augusto Sobrinho (presidente), Dr.ª Bárbara Mendes (UFPI), Dr. Ademir Damázio (UNESC) , Dr.ª Josélia Euzébio da Rosa (UNISUL) e Dr.ª Ivana Ibiapina (UFPI)

Reitor da UFPI, Prof. Dr. Arimatéia Lopes, parabeniza PPGEd pela 1ª defesa de doutorado

Com o tema "Realidade e Possibilidades da prática em Matemática nos anos iniciais: Um estudo mediado pelas proposições Davydonianas", a doutoranda destacou pontos importantes da pesquisa, suas etapas, junto com as técnicas de investigação. A fundamentação da tese se dá de acordo com o pensamento do autor russo Davydov, que elaborou e desenvolveu propostas para o ensino da Matemática nos primeiros anos escolares. Trazendo para a realidade de Teresina, Valdirene Gomes observou como se dava a forma de ensino na educação fundamental e qual metodologia os professores usavam para ensinar os alunos o conceito de número.

Primeira doutora do PPGEd/UFPI apresenta pesquisa sobre o ensino da Matemática nos primeiros anos escolares

Segundo a doutoranda, a maior dificuldade na elaboração do projeto foi a mudança do tema depois de um ano ingressa na Pós-Graduação. Valdire Gomes entra para a história da UFPI como a primeira aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação a defender sua tese. "Tenho um sentimento de responsabilidade, pois de alguma forma estou representando o Programa.  Isso é um motivo de muita felicidade", declarou.

Valdirene Gomes de Sousa, primeira doutora em Educação pelo PPGEd/UFPI

"Hoje estamos assitindo a primeira tese de doutorado em Educação defendida na UFPI. É um momento histórico e de festa. A tese tem uma temática muito boa sobre a formação do professor nos anos iniciais do ensino fundamental", relatou o Prof. Dr. José Augusto, diretor do Centro de Ciências da Educação (CCE).