UFPI participa do Seminário de Abertura do Pacto Nacional pela Educação

25/04/2014 11:30

Fortalecer o ensino médio por meio da formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos. Esse é o objetivo do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, ação do Governo Federal que abrange todo o país. Na manhã desta sexta-feira (25), ocorreu a solenidade de abertura do Seminário do Pacto Nacional, que marca o início das ações no Piauí, com a presença de representantes da educação do Estado.

Representantes da Educação do Piauí reunidos na abertura do Seminário pacto pela Educação

Presente na solenidade, o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, afirmou que o Pacto trará resultados positivos para o ensino público do Estado. "O sonho de todo brasileiro é ter acesso a um ensino público de qualidade. Estamos dando os primeiros passos para que esse sonho seja realizado".

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimaétia Lopes, durante solenidade de abetura do evento

O coordenador estadual do Pacto pela Educação e professor da UFPI, Dr. Antônio José Gomes, explica que o projeto objetiva qualificar os professores de Ensino Médio para uma mudança de postura, capacitando-os para a implantação das novas diretrizes curriculares que serão implementadas a partir de 2016 pelo Ministério da Educação. "O Seminário é a mobilização inicial das atividades do Pacto pela educação no Piauí, para tanto, é necessário o apoio não só dos professores, mas também de toda a população piauiense", destaca.

Coordenador Estadual do Pacto pela Educação, Prof. Dr. Antônio José Gomes

Mais de 540 escolas públicas e aproximadamente 10.000 professores estão inscritos para participar da formação continuada. O programa se destina a professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio das escolas públicas estaduais. Ao final do curso, os participantes receberão certificado de aperfeiçoamento com carga horária de 200 horas/aula.

Mais de 10.000 professores do Ensino Médio do Piauí estão inscritos no Pacto Nacional pela Educação

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Estado do Piauí

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Estado do Piauí é um programa de formação continuada em que o professor é formado na própria escola, por meio de cursos ministrados nos finais de semana. Como forma de incentivo, eles recebem bolsa no valor de R$ 200 Reais. Os cursos de formação continuada são ministrados por professores da própria escola, capacitados por um orientador regional.

A UFPI, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) são parceiras na realização do Pacto. O superintende de ensino do Pacto no Piauí, Edjofre Coelho de Oliveira, explica que a meta inicial é melhorar o desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, três grandes áreas avaliadas pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes PISA - Programme for International Student Assessment.