40 anos do curso de Enfermagem é tema de aula inaugural da graduação

22/04/2014 16:54

Os 40 anos de trajetória evolutiva do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí foi tema de aula inaugural da graduação, que ocorreu na manhã desta terça-feira (22) no auditório do Departamento de Enfermagem (DEPENF). A solenidade destacou a história do curso, bem como os avanços e conquistas ao longo dos anos. Durante o evento, houve ainda, a entrega da Láurea Universitária para a aluna Sarah Oliveira e a tradicional cerimônia da lâmpada.

A aula inaugural contou com a presença da Profa. Dra. Maria do Livramento Figueiredo, Chefe do Departamento de Enfermagem; Profa. Dra. Benevina Maria Teixeira, Coordenadora do Curso de Enfermagem; Profa. Dra. Inez Sampaio, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; a Profa. Regina Ferraz, Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS); e a Profa. Dra. Lídya Nogueira, que realizou uma palestra sobre a história do curso.

Durante a abertura do evento, a Profa. Regina Ferraz destacou as possibilidades que o curso de graduação pode trazer ao aluno, além do crescimento dos cursos de pós-graduação. "O curso de Enfermagem é o primeiro da área de saúde a disponibilizar o curso de doutorado. Essa realização é consequência de muito esforço e trabalho do nosso corpo docente", avalia.

Segundo a Profa. Maria do Livramento, o curso de doutorado conseguiu aprovação em dezembro de 2013 e a primeira turma vai começar na próxima segunda-feira (28). "Nós temos uma grande produção científica na área do mestrado e com o doutorado vamos ampliar e apurar essa produção", destaca.

A Profa. Lídya Nogueira ministrou palestra sobre a história do curso de Enfermagem na UFPI durante os 40 anos, desde sua fundação. Segundo a Profa. Maria do Livramento, a palestra tem como objetivo estimular os alunos ingressantes  por meio do conhecimento do curso, sua missão e práticas, além de mostrar aos alunos ingressos quais são suas possibilidades de desenvolvimento dentro do curso.

Profª. Lídya Nogueira durante palestra sobre a história do curso de Enfermagem

O evento seguiu com a entrega da Láurea Universitária a aluna Sarah Oliveira, primeira egressa do curso de enfermagem a receber a premiação. "É muito bom receber um prêmio como esse e saber que deixei algo para ser lembrada", comenta Sarah. A Profa. Benevina Teixeira explica que a Láurea é uma premiação solicitada pelos alunos e concedida pela Universidade para aqueles que tiveram um destacado aproveitamento acadêmico. "O objetivo do prêmio é recompensar e estimular esses alunos que tiveram um grande desempenho", completa.

A aluna Sarah Oliveira recebe a Láurea Universitária da Profª Benevina

Na ocasião, houve a tradicional cerimônia da lâmpada, na qual um aluno graduando entrega a lâmpada, símbolo do curso de Enfermagem, a um aluno ingressante. A Prof. Livramento destaca a cerimônia como uma forma de trazer aos alunos o conhecimento de um fato histórico de grande importância para a Enfermagem.

Alunos realizam a entrega da lâmpada

Símbolo da Enfermagem

A lâmpada é considerada um símbolo da Enfermagem por conta de Florence Nigtingale, a matriarca da enfermagem mundial. Florence cuidou dos soldados feridos da Guerra da Criméia (1853-1856) e durante as noites utilizava uma lâmpada para vistoriar os doentes. Ela ficou conhecida por sua preocupação com o cuidado ao doente de forma integral e implantou no mundo a Enfermagem como arte e ciência do cuidado.