Mais de 11 mil alunos realizam matrículas curriculares no primeiro dia

31/03/2014 17:57

As matrículas para o período letivo 2014.1 dos cursos de graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) estão sendo realizadas até esta quarta-feira (02). Nas primeiras 18 horas desta segunda (31) , foram contabilizadas mais de 11,2 mil matrículas para todos os campus, o que corresponde a 45% do total de alunos ativos da Instituição.

O percentual significativo de matrículas no curto espaço de tempo se deve ao esforço conjunto do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), da Diretoria de Administração Acadêmica (DAA) e dos docentes. O diretor do NTI, Professor André Macedo avalia a importância deste diálogo permanente para manter a qualidade dos serviços oferecidos pela UFPI.

A divisão de tarefas entre DAA e NTI, conforme as competências de cada um, agiliza a resolução de problemas que os alunos venham a identificar. Nos últimos quatro períodos letivos, as matrículas foram realizadas por meio do sistema SIGAA, que vem passando por melhorias constantes.

É preciso enfatizar que até o momento, enfrentamos problemas inicias de instabilidade no sistema, entretanto os mesmos foram sanados com a adição de mais uma instância de reserva para apoiar o processo de matrícula. Grande maioria dos problemas identificados nas matrículas estão relacionados à oferta de disciplinas. Vale ressaltar que o processo de matrícula depende de um planejamento das ofertas das disciplinas. Exemplos como choque de horários entre duas disciplinas selecionadas durante a matrícula, disciplinas que não ofertadas, reservas para estrutura curricular, entre outros aspectos refletem a importância de um bom planejamento das turmas e disciplinas do período. Em caso de dúvidas, é importante que o ponto focal do aluno seja o coordenador de seu curso, e o Coordenador possa ajudar o aluno tirando dúvidas ou investigando cada caso para que sejam tomadas as devidas providências.

Muitos problemas enfrentados no momento da matrícula não são provocados pelo sistema SIGAA. Tentamos incentivar a participação dos coordenadores dos cursos de graduação da UFPI durante esse processo. Os coordenadores têm o papel de intermediar o diálogo entre o aluno e os setores responsáveis pela correção. Além disso, eles podem auxiliar a realização da matrícula conforme o caso específico de cada estudante, interagindo diretamente com ele.

Mesmo com a greve dos servidores técnicos administrativos, a Coordenação de Sistemas vem se empenhando para manter o padrão de atendimento e serviços oferecidos pelos Sistemas SIG junto a Pró-reitoria de Graduação.

Confira aqui o Relatório Quantitativo de Solicitações de Matrículas 2014.1.