Campus de Bom Jesus firma parceria no cerrado piauiense

20/03/2014 14:56

Com a intenção de contribuir para o desenvolvimento e a consolidação da produção de grãos no Cerrado Piauiense, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Campus Professora Cinobelina Elvas do município de Bom Jesus, organizou uma comitiva-técnica formada por professores para percorrer algumas fazendas produtoras de grãos na cidade. As visitas tem o intuito de discutir com os produtores locais quais são os maiores desafios técnicos da produção de grãos nos Cerrados do Piauí e como a UFPI pode se inserir desenvolvendo novos conceitos que atendam à produção com características edafoclimáticas da região denominada MAPITOBA, formada pelos Estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia.

Equipe técnica da UFPI e da empresa Cantagalo

A comitiva começou sua incursão pelo Cerrado visitando inicialmente a Fazenda Cantagalo, localizada no município de Baixa Grande, cujas atividades de produção de soja e milho tiveram início há três anos. A recepção do grupo de professores ficou a cargo do engenheiro agrônomo Deivid Carlos Signor que apresentara à comitiva dados históricos e técnicos acerca da fazenda e quais os maiores desafios para a consolidação das culturas de grãos no Cerrado Piauiense. Deivid Signor afirmou aos participantes que sua vinda ao Piauí devera-se à grande oportunidade profissional que a região tem apresentado nos últimos anos quanto à produção de soja e milho, compartilhando, ainda, seu visionamento quanto à produção de algodão como mais uma cultura que poderá fortalecer o agronegócio na região.

Visita em área de soja

De acordo com a Prof.ª Dr.ª. Luciana Barboza, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia do Campus, "a visita superou as expectativas, haja vista a abertura do grupo gestor da fazenda quanto ao apoio e desenvolvimento de pesquisas em suas áreas de plantio. Pensando especificamente em minha área de pesquisa, o manejo integrado de pragas, pude vislumbrar a possibilidade de contribuir para a promoção de ações relacionadas ao controle de pragas, que hoje afeta fortemente a produção de grãos", disse.

Visita em área de colheita de soja

Para o Diretor do Campus, Prof. Dr. Stélio Lima, que compusera a comitiva, "esta é uma ação que visa estabelecer parcerias entre a Universidade e o setor do Agronegócio Piauiense, com o propósito de respaldar técnica e cientificamente a produção de grãos nos Cerrados Piauienses", afirmou.

Visita em área de algodão

A próxima visita será feita à Serra do Quilombo, em Bom Jesus, local em que algumas fazendas receberão a comitiva e novas parcerias serão firmadas. O projeto conta, ainda, com reuniões técnicas, no Campus, com empresas de insumos agrícolas, sementes e máquinas; com a implantação de experimentos na Fazenda Escola da UFPI, em Alvorada do Gurguéia; além de oferecer à comunidade produtora a prestação de serviços de análise de solo por meio do Centro de Análise de Solos do CPCE.