Alunos do CTT participam de visita técnica no município de José de Freitas

11/03/2014 13:00

Capacitar alunos do Curso Técnico em Agropecuária numa perspectiva da realidade de uma unidade produtiva que pretende investir na ovinocultura de corte. Esse foi o objetivo da visita à Fazenda Pampulha, localizada na cidade de José de Freitas. A atividade aconteceu no dia 08 de março e é fruto da parceria entre o CTT e o proprietário da fazenda, como forma de promover o ensino aos alunos do curso técnico e a extensão dos conhecimentos produzidos no CTT à comunidade.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade adquirir experiência e consolidar conhecimentos. O grupo desenvolveu atividades como: reconhecer a vegetação nativa, mapear a propriedade topograficamente por GPS, coletar amostras de solos e prepará-las para envio ao Laboratório de Análise de Solos (LASO/UFPI), avaliar de forma zootécnica e sanitária o rebanho de ovinos, dimensionar tamanho de piquetes e definir o tipo de gramínea a ser implantada naquela propriedade.

Alunos coletam amostras de solos

O aluno do curso Técnico em Agropecuária Gustavo Davila falou sobre a importância de atividades de extensão para a formação e qualificação profissional. "A atividade de extensão permite consolidar e adquirir novos conhecimentos, pois nos colocamos frente a uma realidade que, com toda certeza, iremos nos deparar na nossa futura profissão", afirmou.

Mapeamento por GPS

O professor do CTT Antônio de Sousa Júnior explicou a importância das atividades de extensão para a formação do aluno. "Além de permitir que o CTT execute sua missão aliar ensino e extensão, o contato entre produtor e aluno ajuda a consolidar conhecimentos, fortalecendo o aluno como cidadão e como futuro profissional, tornando-o mais confiante e seguro no desempenho de sua profissão", declarou.

Para o proprietário da fazenda Alexandre Brasileiro, a atividade foi de vital importância para o seu negócio, pois é uma oportunidade do produtor conhecer novidades da área. "Acredito que essa atividade executada pelo CTT irá contribuir bastante para o sucesso da atividade que a Fazenda Pampulha está implantando, que é a ovinocultura de corte; uma vez que traz tecnologias disponíveis por meio de seus alunos ao produtor", disse.