Reitor da UFPI recepciona alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Química

10/03/2014 10:35

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, recebeu nesta segunda-feira (10), no Salão Nobre da Reitoria, 18 estudantes do ensino médio selecionados para o Curso de Aperfeiçoamento de Excelência em Química, que será ministrado no período de 10 a 21 de março, nas dependências da universidade por professores da UFPI, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). O objetivo do curso é aprofundar o conhecimento dos estudantes em quatro áreas da Química: Orgânica, Analítica, Inorgânica e Físico-Química.

No encontro, estiveram presentes também o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, Prof. Dr. Hélder Nunes Cunha; a Superintendente de Comunicação da UFPI, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Dourado e os docentes do Curso.

Reitor da UFPI, José Arimatéia; Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, Prof. Dr. Hélder Nunes Cunha; a Superintendente de Comunicação da UFPI, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Dourado e estudantes de química

É a quinta vez que o Curso de Aperfeiçoamento de Excelência em Química é realizado na UFPI. Para estarem entre os 18 classificados, os estudantes participaram de seletivas estaduais que, neste ano, tiveram mais de 21 mil inscritos, entre alunos da rede pública e particular de ensino. Entre os selecionados estão 7 cearenses, 5 paulistas, 3 pernambucanos e 3 piauienses. Além de preparar os estudantes para a Olimpíada Ibero-Americana e para a Olimpíada Internacional de Química (esta última a ser realizada em Hanói, no Vietnã), o curso visa também incentivar o aprofundamento dos alunos na Química e despertar novos profissionais para a área.

Para o professor do Departamento de Química da UFPI,  Prof. Dr. José Milton Matos, ofertar conhecimento aos alunos é um ganho para todos, inclusive para a UFPI. "A universidade ganha muito ao poder ensinar esses alunos, e isso é a parte mais prazerosa para o professor. Além disso, o curso e as olimpíadas despertarão nos alunos o interesse pela disciplina, para que eles queiram a Química como profissão", pontuou o professor.

Apresentação da equipe de professores aos alunos

Entre os alunos selecionados está a cearense Letícia, que cursa o 3° ano do ensino médio. A estudante afirmou que o incentivo dado pela UFPI será um divisor de águas na sua vida e proporcionará mais conhecimento à sua formação. "Pra mim é muito gratificante ter sido selecionada pelo curso, pois eu estudei muito para conseguir estar aqui e isso só aumentará o meu afeto e o meu amor pela Química", disse Letícia.

Equipe de professores do Curso de Aperfeiçoamento de Excelência em Química

O Reitor saudou os estudantes, distribuiu o brasão da UFPI aos alunos e reafirmou o compromisso da universidade com o ensino e o desenvolvimento da Química. "A UFPI sempre teve uma participação muito importante nas Olimpíadas. Até 2012, as provas da olimpíada eram elaboradas e corrigidas na Universidade e é sempre um prazer para a Instituição receber o grupo de estudantes de Química. Até pelo meu envolvimento com a área, afinal sou professor de Química", finalizou o Reitor reiterando que em 2015 a UFPI sediará a Olimpíada Ibero-americana de Química.