Curso de Direito da UFPI debate Direitos Humanos, Democracia e Justiça

26/02/2014 15:07

Conscientização dos Direitos Humanos, troca de experiências e debate dentro do contexto social democrático, esses foram os objetivos do seminário "Debate sobre Direitos Humanos, Democracia e Justiça", que ocorreu nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Auditório Noé Mendes, do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), em Teresina. Além de professores e alunos do Curso de Direito da UFPI, participaram do evento professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e profissionais convidados.

A organizadora do evento, Prof.ª Adriana Siqueira, falou sobre a importância do evento para o intercâmbio de ideias entre instituições de ensino superior. "A organização do Seminário se deu pela necessidade do intercâmbio e da interdisciplinaridade entre a ideia de direitos humanos abordada por diferentes instituições de ensino e pela sociedade de modo geral. O debate beneficia o entendimento sobre o que é direitos humanos, ajuda na compreensão do momento democrático em que o país passa com a participação mais ativa da sociedade", explicou.

Organizadora do Seminário e professora do Curso de Direito da UFPI Prof.ª Adriana Siqueira

Nessa edição, a instituição convidada para participar do debate foi a UFPB, referência em estudos ligados aos Direitos Humanos, temática do evento. A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da UFPB, Dr.ª Lorena Freitas participou do evento e destacou a importância do debate. "É de grande valia discutir conjuntamente a questão dos direitos humanos. Estamos muito agradecidos e felizes com o convite", disse.

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da UFPB, Dr.ª Lorena Freitas

Durante o evento, os debatedores explanaram alguns conceitos sobre democracia, o regime em que se vive hoje na América Latina e a forma como o governo aplica esse tipo de governança. "A discussão sobre Direitos Humanos é extremamente importante no mundo atual. Tanto no cenário nacional como regional, presenciamos violações aos direitos humanos. Devemos ficar atentos com a disseminação da cultura da violência, que está se tornando cada vez mais comum no mundo em que em vivemos. Enquanto academia, o Curso de Direito não pode fugir da responsabilidade de discutir criticamente essas questões", afirmou o Coordenador do Curso de Direito da UFPI, Prof. Sebastião Patrício.

Coordenador do Curso de Direito da UFPI, Prof. Sebastião Patrício durante abertura do "Seminário de Direitos Humanos, Democracia e Justiça"

"O evento é importantíssimo, pois trata de temas fundamentais como democracia e direitos humanos. Acredito na importância do tema para a comunidade acadêmica e para a sociedade", afirmou o professor do Curso de Direito da UFPI Fernando Santos.

Dr. Fernando Santos, promotor de Justiça e professor do Curso de Direito da UFPI