Pós-graduação UFPI apresenta bom desempenho na Avaliação Trienal da Capes

19/12/2013 12:38

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, no último dia 10, os resultados da Avaliação Trienal 2013 dos programas de pós-graduação, referentes ao período de 2010 a 2012. No total, foram analisados 3.337 programas de pós-graduação, que compreendem 5.082 cursos; sendo 2.893 de mestrado, 1.792 de doutorado e 397 de mestrado profissional. A cada três anos, todos os cursos em funcionamento no país são reavaliados. Entre os critérios da avaliação estão: infraestrutura, proposta do programa, análise do corpo docente e discente e produção intelectual.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) teve 30 cursos de pós-graduação avaliados, dos quais oito conquistaram conceito 4, que significa bom desempenho. Os demais receberam nota 3, representando desempenho regular. Os resultados obtidos pela UFPI colocam a Instituição no mesmo nível da maioria dos programas de pós-graduação do país, uma vez que, segundo a Capes, aproximadamente 68% dos programas avaliados têm notas concentradas entre 3 e 4.

O pró-reitor de pós-graduação da UFPI, Prof. Dr. Helder Cunha, visualiza positivamente o desempenho dos programas da Instituição. "Recebemos com satisfação o resultado dessa avaliação trienal, pois nenhum curso foi rebaixado, tivemos quatro cursos que aumentaram sua nota, obtendo 4, e fazendo com que a Instituição ofereça à comunidade oito programas com nota 4".

Os programas de Educação, Políticas Públicas, Ciência Animal, Química mantiveram-se com nota 4 e, na nova avaliação, mais quatro programas foram abrangidos por este conceito: Alimentos e Nutrição, Agronomia, Enfermagem e Ciências e Saúde. "Isso faz com que possamos pleitear doutorados, o que é importante para a instituição, para o Piauí e para nossa região. Além disso, após a avaliação da CAPES, foi confirmado que nenhum curso da UFPI reduziu sua nota", observa o pró-reitor Helder Cunha.

De acordo com o Prof. Dr. Paulo Ramalho, Coordenador da pós-graduação, "ao ser avaliada, a UFPI recebeu uma resposta positiva em relação aos investimento que estão sendo feitos na pós-graduação. Trata-se de uma resposta à dedicação e ao zelo pelo patrimônio público".

Paulo Ramalho pontua ações desenvolvidas que contribuíram para o bom desempenho dos programas da Instituição, a exemplo da "qualificação dos professores que participam os programas; atendimento, por parte da administração superior, às demandas da pós-graduação e investimentos em infraestrutura".

Somando-se aos resultados da Avaliação Trienal 2013, a UFPI comemora também a recente aprovação do Doutorado em Enfermagem, único no Piauí. "Para que os bons resultados continuem a aparecer, o pró-reitor de pós-graduação, Prof. Dr. Helder Cunha, ressalta que, em 2014, a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) irá fazer fiscalizações aos cursos. "Para o próximo ano, a PRPG irá fazer uma avaliação interna de todos os programas, aproveitando os resultados da avaliação da CAPES e, ainda, fazer uma visita a todos os colegiados dos programas".

Escala de avaliação

A escala de avaliação está assim determinada: conceitos 1 e 2, que descredenciam o programa; 3 significando desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade; 4 considerado um bom desempenho e 5 sendo a nota máxima para programas com apenas mestrado. Conceitos 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional.

NOTAS DA AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES - PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFPI

Estabilidade da Pós-Graduação

Durante a apresentação da avaliação trienal, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em Brasília, o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que os resultados da avaliação apontam para a evolução do sistema de pós-graduação em direção à qualidade. "Comparando com a avaliação de 2010, podemos perceber como o modelo é consistente, não há mudanças significativas, o sistema possui uma trajetória constante de expansão e melhoria", enfatizou.

Por meio da análise das notas foi possível constatar a estabilidade do sistema de pós-graduação do Brasil. Em relação à nota obtida na avaliação anterior, 69% dos programas mantiveram o conceito obtido em 2010, 23% conquistaram notas mais altas e apenas 8% apresentaram notas mais baixas.

Histórico

A avaliação da pós-graduação stricto sensu é realizada pela Capes desde o ano de 1976. Ao longo de quase 40 anos, se consolidou como instrumento de grande importância para o Sistema Nacional de Pós-Graduação.

A avaliação periódica, realizada a cada três anos, resulta em notas que são homologadas pelo Conselho Técnico- Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes. Os resultados da avaliação fundamentam a deliberação do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento para a continuidade de funcionamento.

Com informações: Coordenação de Comunicação Social da Capes