Projeto de Extensão do NUEPES entrega escovódromo para escola municipal

13/12/2013 10:49

Sorriso largo estampado em pequenos rostos. Foi esse o semblante reconhecido nos alunos da Escola Municipal Pe. Angelo Imperialli - Vila Amazônia, zona leste de Teresina - na manhã desta sexta-feira (13). Como parte do projeto de extensão do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o Sistema Único de Saúde (NUEPES-SUS) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a instituição de ensino foi escolhida para receber o primeiro escovódromo para escolas municipais de Teresina.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração da estrutura a Prof.ª Dr.ª Lis Cardoso Marinho, coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES); Prof.ª Dr.ª Zulmira Lucia de Oliveira, representante da Pró-Reitoria de Extensão (PREX); Prof.ª Rosilane Machado, representante da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC); e a Prof.ª Dilza Lopes dos Santos, diretora da Escola Pe. Angelo Imperialli.

O estudo é fruto de uma parceria entre a UFPI e a direção da escola, e tem por objetivo viabilizar o diagnóstico e a avaliação da saúde bucal e a prevenção de doenças em crianças e adolescentes de escolas públicas municipais de bairros periféricos da capital. O projeto focaliza a avaliação nutricional dos jovens por meio do Índice de Massa Corpórea (IMC) e o exame da saúde bucal por meio do levantamento epidemiológico.

Além de proporcinonar condições adequadas à higiene e um melhor acompanhamento da saúde bucal das crianças, a instalação de um escovódromo visa, também, instigar estudantes para o cuidado diário com a higiene dos dentes.

Segundo a Prof.ª Rosilane Machado, representante da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), a ação é importante para as escolas municipais. "Esse projeto vem fortalecer o trabalho importantíssimo de saúde e higiene junto às crianças, infelizmente esse trabalho em casa, de certa forma fica comprometido. Seria importante que não somente a escola Angelo Imperialli recebece esse projeto, e a secretaria municipal de educação está disponível para a universidade e outras instituições para que sejam acolhidas junto a nossas escolas a fim de efetivar o projeto", afirmou Rosilane.

A Prof.ª Dr.ª Lis Cardoso Marinho, coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES), falou sobre a importância da ação e o futuro do projeto. "O foco maior da instalação do escovódromo é buscar a sensibilização para a importância da saúde bucal. O próximo passo será a intervenção na saúde com ações curativas", disse a coordenadora do NUEPES.

Prof.ª Dr.ª Lis Cardoso Marinho, coordenadora do NUEPES

A Prof.ª Dilza Lopes dos Santos, diretora da escola, falou sobre o impacto positivo da ação junto aos alunos e à comunidade. "Tenho certeza que essa ação causará um impacto positivo não somente na comunidade, mas em Teresina. Esperamos que esse projeto se estenda a outras escolas", comentou.

A Prof.ª Dilza Lopes dos Santos, diretora