I Encontro Norte Nordeste do PARFOR acontece na UFPI

05/12/2013 12:04

Representantes dos estados do Norte e Nordeste do País participam do I Encontro do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), que acontece nos dias 05 e 06 de dezembro, no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI). As duas regiões brasileiras respondem pelo maior número de professores em formação pelo PARFOR.

O credenciamento dos participantes ocorreu na manhã desta quinta-feira (05), seguido da solenidade de abertura, que contou com a presença de representantes da Administração Superior da UFPI, coordenadores do PARFOR, gestores da educação pública municipal, estadual e federal.

O PARFOR foi implantado na UFPI em 2010, na gestão do ex-reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação básica no Estado. Em pouco tempo, o PARFOR/UFPI se firmou como referência no cenário nacional. "O Programa no âmbito da UFPI é bem visto no cenário nacional. As demais Instituições de Ensino Superior (IES) das regiões Norte e Nodeste escolheram sediar o I Encontro no Piauí, o que é uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, um grande privilégio", afirmou a Prof.ª Dr.ª Maria da Glória Ferro, coordenadora geral do PARFOR/UFPI.

Prof.ª Maria da Glória Ferro, coordenadora geral do PARFOR/UFPI

São mais de 500 alunos já formados pelo PARFOR/UFPI e mais de 10 mil alunos matriculados. "Muitos são os desafios. Com o apoio da Administração Superior da UFPI, as dificuldades são contornadas. Desde 2010 conquistamos grandes avanços, sendo o maior deles o fato de estarmos contribuindo para melhorar os rumos da educação no Piauí e no Brasil", pontuou Glória Ferro.

A Vice-reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, presente na solenidade de abertura do encontro, define o papel da UFPI dentro do PARFOR como uma grande missão, cujo objetivo é contribuir para a formação e melhor capacitação dos professores que atuam no ensino de educação básica. "Com o PARFOR, a universidade assume um grande papel junto ao estado do Piauí, que é o de melhorar os indicadores de educação da nossa população. A UFPI está em um estágio mais avançado, pois, além de oferecer cursos de formação, já oferece cursos de aperfeiçoamento e especialização, como os de Educação Infantil e Educação Integral", declarou Nadir Nogueira. Afirmou, ainda, que "um programa como o PARFOR serve também para refletirmos sobre as práticas e os fazeres acadêmicos, que repercutem na qualidade de formação do aluno e de seu ingresso no ensino básico e superior".

Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, Vice-reitora da UFPI, em pronunciamento durante abertura do evento

A programação de abertura contou com a apresentação da Orquestra Sanfônica "Seu Dominguinhos" de Teresina, que, sob a regência do maestro Ivan Silva, encantou o público misturando ritmos como o choro, o baião e o xote, adaptados ao som nordestino.

Apresentação cultural da Orquestra Sanfônica "Seu Dominguinhos"

Orquestra Sanfônica "Seu Dominguinhos" apresentou repertório com músicas nordestinas tradicionais

O pequeno Isaac do Acordeon durante apresentação da Orquestra Sanfônica "Seu Dominguinhos"

A Vice-reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, e o ex-reitor, Prof. Dr. Luiz Júnior, durante a apresentação da Orquestra Sanfônica

Com o tema "Políticas de formação docente", a palestrante Izabel Lima Pessoa, Coordenadora Geral de Formação de Docentes da Educação Básica (CGDOC/CAPES), falou que mais de 50% do PARFOR encontram-se nas regiões Norte e Nordeste, por isso a importância do evento como uma oportunidade de reflexão sobre melhorias no programa. Durante sua apresentação, Izabel Pessoa mostrou um balanço do PARFOR, desde a criação do Plano em 2009.

Izabel Pessoa apresentou balanço dos quatro anos de criação do PARFOR

Na noite de quinta-feira (05), ocorreu a elaboração da Carta de Teresina, documento contendo a avaliação e as reivindicações das regiões participantes (Norte e Nordete) sobre o PARFOR, no intuito de buscar soluções para os desafios. Para elaboração do documento foram discutidos diversos temas como auxílio financeiro, ensino à distância e ações de políticas públicas.

A professora Dr.ª Graça Targino, coordenou o painel "Panorama do PARFOR na região Norte" e avaliou o primeiro dia do evento como muito proveitoso. "Tudo o que pensamos para trabalhar está sendo atendido e todos estão participando bastante, explicando suas dificuldades e situações. Esperamos resolver os problemas apontados ou buscar meios para solucioná-los", disse.

I Encontro Norte Nordeste do PARFOR

Profissionais da educação que atuam no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) dos estados das regiões Norte e Nordeste participam do evento, a exemplo de João Batista Neto, diretor de graduação do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Ele explica que o PARFOR é um dos programas oferecidos pela sua instituição e que "o Estado do Amazonas tem uma logística complicada devido `a distância em relação às demais regiões". Segundo Batista Neto, "quando se pode oferecer cursos de férias, como é o caso do PARFOR, se vislumbra uma oportunidade para o atendimento de uma demanda reprimida, pois há uma procura muito grande por cursos de formação na região".

Prof. João Batista Neto, diretor de graduação do Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

A programação do I Encontro Norte Nordeste do PARFOR segue até amanhã (06). Além de contribuir para a reflexão do pensar e do fazer na formação do professor da educação básica no âmbito do PARFOR e, especialmente, do estado do Piauí, o Encontro tem como marco a elaboração da Carta de Teresina, que é um documento com as reivindicações das regiões participantes.

Exposição de painéis com ações do PARFOR nos estados das regiões Norte e Nordeste

Fotos: Thracy Oliveira e Ricardo Dantas