III Seminário de Extensão da UFPI promove debate sobre cultura e patrimônio

04/12/2013 12:55

Aconteceu na manhã de hoje (4), no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE), a mesa redonda que discutiu o tema "Cultura e Patrimônio Piauienses", com a participação de professores e profissionais da área de Arquitetura em Teresina. Coordenada pelo professor doutor João Berchmans de Carvalho Sobrinho, a mesa foi formada pelos professores Daniel Aracacy, Cecília Mendes, Júlio Medeiros, Kaki Afonso, Adriana Galvão e o maestro Aurélio Melo.

Na ocasião, a professora doutora em projetos arquitetônicos pela ETSAB/UPC de Barcelona, Kaki Afonso, destacou a responsabilidade das pessoas e representantes do governo em prol da preservação do patrimônio cultural e a "saída do plano teórico para o prático". Além disso, convidou os palestrantes que estavam presentes a irem ao auditório da OAB, no dia 13 de dezembro, para retomarem as discussões sobre a preservação da arquitetura piauiense.

O professor Daniel Aracacy frisou a necessidade de "trabalhar a educação patrimonial e de novas diretrizes e fiscalizações do patrimônio piauiense". A professora e diretora executiva da Fundação Centro de Cultura e Educação Permanente Lineu Araújo (FCCPLAR), Cecília Mendes, reforçou que os jovens devem lutar em defesa do seu patrimônio.

Professor Daniel Aracacy durante discurso

Professor Cecilia Mendes durante debate