Alunos da UFPI realizam campanha educacional sobre o uso de fotoprotetores

28/11/2013 11:27

Alunos do curso de Farmácia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), coordenados pelo Prof. Dr. André Luis Menezes Carvalho, fizeram intervenções educativas, no Campus da UFPI, sobre o uso de protetores solar. Essas ações fazem parte da campanha de fotoeducação "Quem se ama, protege sua pele" que a UFPI, em parceria com a Universidade de Goiás (UFG), participa este ano.

"Existe uma grande dificuldade das pessoas em entender, por exemplo, que tipo de produto é mais adequado ao seu tipo de pele, sobre a exposição racional aos raios ultra-violeta ou como sobre como os produtos devem ser passados na pele, portanto, o objetivo da campanha é fazer uma série de intervenções junto a população para divulgar a maneira correta de utilização dos produtos protetores solar", explicou o coordenador da campanha. Os alunos montaram um stand, na saída do Restaurante Universitário (RU) da UFPI, com folder e cartazes explicativos e amostras de protetores solar produzidos pelos própios alunos em estágios na Farmácia Escola da UFPI.

Stand montado na saída do RU com folders, cartazes e produtos

Depois do almoço no RU, docentes, discentes e funcionários da UFPI puderam, além da orientação, ter uma aplicação superviosionada de fotoprotetores. Os alunos ensinaram os locais e quantidades adequadas da utilização desses produtos. "A Campanha abrange todos os aspectos do curso, desde a produção, na Farmácia Escola da UFPI, ao aconselhamento do uso correto do produto nessas intervenções que estamos fazendo. Assim, quando eu estiver, por exemplo, no balcão de uma farmácia, vai ser mais fácil de transmitir uma informação clara e objetiva para o paciente", afirmou o estudante do sétimo período do curso de Farmácia da UFPI, Sávio da Silva.

Aluna do curso de Farmácia superviosiona a aplicação do produto

Para a comunidade acadêmica, as orientações foram muito bem-vindas, pois, devido ao clima do Estado, o uso correto desses produtos ajuda a manter a saúde. Jussamara é aluna do curso de Ciências Biológicas e, na saída do RU sentou no stand e, orientada pelos alunos da Campanha, passou protetor solar corretamente no rosto. A aluna explica a importância dessa intervenção: esse auxilio é fundamental, porque nós sabemos que é importante o uso, mas não sabemos a forma ou a quantidade correta de utilizar. Eu, por exemplo, não sabia que tinha que passar atrás da orelha. E, em uma cidade como Teresina, é importante ter esse tipo de informação para melhorar a qualidade de vida no dia a dia.

A aluna de Biologia, Jussamara, recebe as orientações sobre a forma correta de utilização dos produtos

A Campanha segue até o dia 30 de novembro e, sexta e sábado, os alunos ultrapassam os muros da universidade e seguem para o Shopping da Cidade com o stand informativo.