Concluídas colações de grau 2013.1 no Campus de Teresina

28/11/2013 08:42

Na noite dessa quarta-feira (27), foram concluídas as solenidades de colação de grau dos cursos de graduação do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, com a outorga aos formandos dos cursos de Moda, Design e Estilismo; Artes Visuais e Música; e Comunicação Social. A solenidade foi presidida pela Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, Vice-Reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professores, coordenadores de cursos, diretor de centro, amigos e familiares dos formandos prestigiaram o evento.

Conclusão das solenidade de colação de grau, período 2013.1, Campus Ministro Petrônio Portella

Foto: Larissa Nogueira

"Uma das maiores missões que a UFPI tem como instituição de ensino superior é ver concluído o caminhar desses jovens. Quem presencia esse momento acaba se contagiando com a energia e a alegria de todos nesse dia de festa e celebração. Para mim, é uma honra participar dessa solenidade", declarou a Vice-reitora, que destacou também o protagismo dos pais, dos mestres e da universidade no processo de formação dos novos profissionais.

Mesa de honra composta por representantes da administração superior da UFPI, diretor de centro, coordenadores de curso e professores

Vice-reitora presidiu a solenidade

Fotos: Mary Lany

Os formandos foram representados pelos oradores Jhulie Fontenele Freitas, Luiz Carlos Gomes Pereira e Suselaine Cabral da Silva Marinho, respectivamente dos cursos de Moda, Design e Estilismo; Comunicação Social - Jornalismo e Artes Visuais e Música.

Os oradores-concludentes Jhulie Fontenele Freitas, Luiz Carlos Gomes Pereira e Suselaine Cabral da Silva Marinho

Fotos: Mary Lany

O professor Paulo de Tarso Libório proferiu discurso em nome dos paraninfos. Emociado, o docente dirigiu-se a cada área. Aos jornalistas, destacou a importância da reflexão em meio aos avanços tecnológicos; aos profissionais da moda, falou da relevância da área do vestuário na história da humanidade e, aos alunos de Artes Visuais e Música, o docente se declarou como pai-docente por vocação e amor. "Como esquecer de vocês, se tudo o que eu fiz na vida foi viver para vocês. Em 35 anos dedicados à academia, abri e reabri a arca do meu peito. Eis aqui os frutos da UFPI", finalizou o paraninfo.

Paraninfo Prof. Paulo de Tarso Libório

Foto: Mary Lany

Curso de Moda, Design e Estilismo: Turma "Prof.ª Dr.ª Zozilema de Fátima Froz Costa" - Foto: Mary Lany

Curso de Comunicação Social - habilitação em Jornalismo: Turma "Uma boa história pra contar" - Foto: João Magalhães

Curso de Educação Artística - habilitação em Artes Visuais e Música: Turma "Sons e Cores"  - Foto: Larissa Nogueira

Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, Vice-reitora da UFPI, em solenidade de outorga de grau aos formandos período 2013.1

Foto: Mary Lany

Encerrando os pronunciamentos, a Vice-reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, ressaltou aspectos importantes dos cursos participantes da solenidade, destacando a outorga de grau da primeira turma de Moda, Design e Estilismo, com menção à contribuição do ex-reitor Luiz Santos Júnior, em cuja gestão se deu a implantação do curso: "É uma missão cumprida, e o resultado não poderia ser outro: o curso é conceito 4 no Enade. Isso quer dizer: professores competentes, alunos comprometidos e uma administração que apoia e incentiva o curso".

A Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira pontou que "A Universidade Federal do Piauí é um dos maiores patrimônios do Estado. A universidade, com nossos docentes e técnico-administrativos, deu condições para que os nossos jovens pudessem caminhar numa matriz curricular cada vez mais exigente, atendendo, assim, as demandas do mercado de trabalho". Ressaltou, ainda, que "os jovens formados saem desse plenário não só com o canudo, mas com a responsabilidade de exercerem suas competências, amparados no conhecimento científico e na ética".

As solenidades de colação de grau da Universidade Federal do Piauí, período 2013.1, prosseguem no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), Bom Jesus, com cerimônia para os cursos de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, Engenharia Florestal, nesta quinta (28), e para os cursos de Ciências Biológicas e Zootecnia, na sexta-feira (29).