UFPI abre I Feira de Profissões a alunos do ensino médio

27/11/2013 13:00

Características, peculiaridades, atuação no mercado de trabalho e desafios dos 39 cursos de Graduação do Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Estes são os conhecimentos oferecidos para os 4 mil estudantes de Ensino Médio cadastrados na I Feira de Profissões da UFPI, aberta nesta quarta-feira (27). No período da manhã, professores, estudantes e gestores da Instituição, bem como representantes de órgãos municipais e estaduais, reuniram-se no Cine Teatro da UFPI para a cerimônia de abertura do evento. Encenações teatrais, apresentação musical da Banda Experimental da UFPI e agradecimentos formais marcaram a solenidade.

Convidados de honra da solenidade de abertura

Como convidados de honra da solenidade de abertura estavam Osmarina Silva, assessora da Superintendência de Ensino da SEDUC/PI; Washington Bonfim, secretário de Planejamento da PMT, representando o Prefeito de Teresina; Pró-reitora da PRAEC/UFPI, Profª. Drª. Cristiane Torres; Reitor da UFPI, Prof. Dr. Arimatéia Lopes; Pró-reitor da PROPESQ/UFPI, Prof. Dr. Pedro Vilarinho; Coordenador do projeto, Prof. Dr. Raimundo Lenilde; Vice-Diretor do CCHL, Prof. Dr. Carlos Sait; e Rodolfo Barbosa, idealizador do projeto.

A I Feira de Profissões da UFPI é organizada pelo Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC). O evento tem por objetivo auxiliar os estudantes do 3º Ano do Ensino Médio de instituições de ensino públicas e privadas de Teresina e cidades próximas em sua escolha profissional.

Nos dias 27, 28 e 29, os visitantes inscritos receberão orientações sobre as carreiras que a graduação lhes permite seguir em dois momentos: durante visita a stands montados no Espaço Rosa dos Ventos (próximo à Biblioteca Central da UFPI - Teresina), em que graduandos da UFPI expõem cartazes informativos e tiram dúvidas sobre suas respectivas áreas de estudo; durante palestras ministradas pelos coordenadores dos cursos de Graduação lotados no Campus de Teresina, a ser realizadas no Auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE).

Aluno do curso de Graduação em Ciência Política da UFPI, Rodolfo Barbosa é coordenador adjunto do evento e idealizador do projeto que deu origem à I Feira de Profissões da UFPI. Ele afirma que a escolha das datas para a ação educativa é simbólica, e enfatiza que a iniciativa foi inspirada em propostas já aplicadas em outras universidades brasileiras, como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade de São Paulo (USP).

"A Feira de Profissões da UFPI está acontecendo exatamente no período entre a aplicação das provas do ENEM e a publicação dos resultados para que o aluno faça a escolha de seu curso por meio do Sistema de Seleção Unificada. Este é um momento de esclarecimento para os estudantes das 35 escolas inscritas, e a ação já é realizada em outros estados. Na UFC, por exemplo, a Feira se encontra em seu quinto módulo", destaca.

Durante os agradecimentos solenes, o coordenador geral da ação (também coordenador do Curso de Graduação em Geografia da UFPI), Prof. Dr. Raimundo Lenilde, parabenizou a iniciativa do estudante idealizador e agradeceu o apoio da administração superior para dar continuidade ao projeto. O coordenador salientou, ainda, "que uma exposição desta natureza é importante para orientar os futuros profissionais a atuar com ética e responsabilidade no mercado de trabalho".

Presente à solenidade de abertura, a Pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Profª. Drª. Cristiane Bezerra Torres, falou sobre o papel do evento em permitir aos estudantes de ensino médio uma opção mais consciente sobre qual profissão seguir. Ela reforça: "Escolher a profissão é uma decisão difícil, e traz impacto para a vida e o futuro profissional desses alunos. Pensando em otimizar este processo, a UFPI está disponibilizando sua estrutura física e seus recursos humanos para apresentar aos alunos os benefícios e os desafios inerentes a cada profissão".

A I Feira de Profissões da UFPI focaliza, também, a redução dos índices de evasão dos cursos de graduação por falta de identificação por parte dos graduandos. Segundo o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, o evento surge como forma de "evitar a migração do estudante de um curso para outro à medida que ele adquire maior segurança para fazer sua escolha profissional". Ele afirma o compromisso da administração superior da UFPI em inserir a ação educativa no calendário anual da Instituição e finaliza: "Uma maneira de valorizar as pessoas é apoiar suas iniciativas".

Confira imagens das apresentações culturais:

Banda Experimental da UFPI, regida pelo professor-maestro Samuel Fagundes, apresenta-se com instrumentos de sopro e corda

Momentos da apresentação músico-teatral "Cine Medley", apresentada por alunos do 2º Ano do Ensino Médio de instituição de ensino particular de Teresina

Apresentação teatral "O Sopro da Vida"