Reitor da UFPI e prefeito de Oeiras debatem implantação de novo campus

27/11/2013 15:20

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, se reuniu nessa terça- feira (26), com o prefeito de Oeiras, Lukano Sá (PSB); com o vereador e presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Letiano Vieira (PSB); e o Coordenador dos Colégios Técnicos, Prof. Dr. Sinimbu Neto, para discutir os avanços no projeto de implantação do campus de Oeiras.

O projeto referente à construção do novo campus já foi encaminhado ao Ministério de Educação e Cultura (MEC) e está em processo de avaliação. Segundo o reitor da UFPI, já são seis cursos de graduação aprovados para o campus: Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, Direito e Psicologia.

Vereador Letiano Viera, Prefeito de Oeiras Lukano Sá e o reitor José Arimáteia

De acordo com o reitor, a expectativa é que o projeto seja aprovado ainda em 2014, com o início da construção do campus em 2015. Ainda segundo José Arimatéia, estima-se que o montante, em verbas, para a implementação do projeto gire em torno de R$ 40 milhões. "A universidade precisa se expandir e atingir os municípios do interior, dando a oportunidade dos estudantes desses locais de cursar o Ensino Superior, sem precisar se deslocar de suas cidades", afirmou.

O prefeito de Oeiras Lukano Sá ressaltou a importância da implantação de um campus da UFPI em Oeiras. "Explorar os potenciais e transformar as riquezas da região em divisas para o desenvolvimento é muito significativo. Oeiras tem características fortes em agricultura, bovinocultura e entre outras atividades de produção. Portanto, a vinda de cursos como Engenharia Agronômica, por exemplo, só estimulam o crescimento", concluiu.