Professora e aluno da UFPI apresentam trabalho em congresso internacional

27/11/2013 08:10

A professora Sandra Lestinge e o aluno Rômulo Vargas Lustosa, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí, apresentaram o trabalho "Extensão universitária no sudoeste do Piauí/Brasil: o caminho da transformação social numa comunidade tradicional em unidade de conservação", durante o XII Congreso Iberoamericano de Extensión Universitaria, que aconteceu no período de 19 a 22 de novembro, na cidade de Quito, Equador.

Prof.ª Sandra Lestinge e Rômulo Lustosa durante o XII Congresso Iberoamericano de Extensão Universitária

O evento tem como objetivo discutir abordagens sobre a importância da extensão dentro de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Participaram do Congresso, representantes de países iberoamericanos como Brasil, Andorra, Espanha, Portugal, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

Os representantes da UFPI, Prof.ª Sandra e Rômulo, participaram ativamente do evento, com destaque para as mesas 2 e 3, que abordaram, respectivamente, as temáticas "Transformação educativa desde a perspectiva extensionista" e "Desenvolvimento local desde as contribuições da Extensão".

Os participantes também conversaram com representantes de órgãos e instituições de vários países iberoamericanos buscando estabelecer parcerias; a destacar professores e/ou pró-reitores de extensão de algumas universidades brasileiras, como Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Na oportunidade, encontraram com o presidente da União Latino-americana de Extensão Universitária (ULEU), Jaime Eduardo Rojas, e com a presidente do Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil (FORPROEX), Sandra de Deus, que informou que participará do III Seminário de Extensão da UFPI, a ser realizado no início de dezembro.

Da esquerda para a direita: Jaime Rojas, presidente da ULEU; Sandra de Deus, presidente da FORPROEX; e Rômulo Lustosa, aluno de Biologia da UFPI

Segundo os participantes, um dos temas apresentados que chamou a atenção foi sobre a inserção dos projetos de extensão no projeto político pedagógico e a extensão universitária na grade curricular dos cursos das IES. Ações que buscam valorizar as atividades de extensão desenvolvidas pelas universidades.

Reconhecendo a importância de participar de congressos e de contribuir para divulgação da UFPI nacional e internacionalmente, o Grupo PET - Intervenção Socioambiental em Uruçuí-Una, do Campus Professora Cinobelina Elvas participará ao final deste ano de seis eventos científicos, incluindo 2 eventos internacionais. A participação de Sandra e Rômulo no congresso em Quito, no Equador contou com o apoio financeiro do Banco Santander.

Participação da delegação brasileira no evento

O Brasil foi o país que mais teve trabalho apresentado, mais da metade de todas as publicações. Dos trabalhos completos com apresentação oral de 197, 139 foram de brasileiros, um total de 70,5%. Dos pôsteres de 49, 27 foram de brasileiros, um total de 55,1%. Somando todas as publicações - incluindo trabalhos completos e pôsteres -, do total de 246, 166 foram de brasileiros, um total de 67,5% de todas as publicações no evento.