Fapepi divulga resultado de edital de concessão de bolsas de doutorado

22/11/2013 08:33

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) divulgou o resultado do edital n.º 006/2013, que visa à concessão de bolsas de doutorado e auxílio para docentes de instituições públicas de ensino superior (IES). O comitê de avaliação aprovou 19 propostas; destas, 9 são de docentes com vínculo institucional com a Universidade Federal do Piauí.

O edital tem por objetivo conceder bolsas de doutorado no país e auxílio deslocamento a docentes efetivos das IES, sediadas no Piauí, por meio do Programa de Doutorado para Docente. Este programa tem em vista a formação de novos grupos de pesquisa, a consolidação de grupos já existentes, o estímulo à cooperação acadêmica e a criação de novos programas de pós-graduação.

Segundo a presidente da Fapepi, Bárbara Melo, o edital faz parte de uma grande ação entre a Fapepi e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior - (Capes) cujo investimento é de 14 milhões de reais, sendo cerca de 4 milhões provenientes do Tesouro Estadual. "Esta é a segunda chamada em que estamos concedendo bolsas e auxílios para docentes de instituições públicas de ensino que estejam cursando doutorado", informa a presidente.

Os recursos destinados a este edital foram no valor de 1,5 milhão de reais. As bolsas dos docentes contemplados serão concedidas pela Capes, sendo o valor de R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais) mensais, distribuídas em 24 meses. Já o auxílio é dado pela Fapepi no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) que serão gerenciados pelo próprio bolsista no financiamento de despesas como passagens e hospedagem.

A presidente ainda avalia como positiva a recepção da comunidade científica ao edital. "Tivemos muitas propostas submetidas. Isso mostra a credibilidade da comunidade científica para com as chamadas da Fapepi. Essa é mais uma ação que consolida uma de nossas missões que é formar pesquisadores para atuarem no estado do Piauí", finaliza Bárbara Melo.

Resultado: http://www.fapepi.pi.gov.br/site_fapepi/edital/documentos_5/resultado.pdf

Confira a matéria no site da Fapepi.