Atividades do SemiPI têm continuidade com palestra e mesa redonda

19/11/2013 12:30

As atividades do V Seminário de Propriedade Intelectual e Empreendedorismo Tecnológico (SemiPI) teve continuidade na manhã desta terça-feira (19) com a palestra "Patentes: Proteção e Fonte de Informações Tecnológica em Prol da Inovação Empreendedora", ministrada por Alberto Moreira Rocha, chefe do INPI-CE, cujo objetivo foi instruir sobre as forma legais de obtenção e solicitação de patentes.

Alberto Moreira Rocha, chefe do INPI-CE

Em seguida, a mesa redonda coordenada pelo Pró-reitor de Extensão da UFPI, Prof. Dr. Miguel Ferreira Cavalcante Filho, e com a participação de Gesil Sampaio Amarante Segundo, membro da NIT-UESC-BA, tratou sobre o tema "Aspectos legais e a negociação para transferência de tecnologia: desafios na relação público-privada".

Prof. Dr. Miguel Ferreira Cavalcante Filho e Gesil Sampaio Amarante Segundo

Gesil Sampaio falou sobre o processo de revisão do arcabouço legal da reforma do código nacional de ciência e tecnologia, tendo como ponto principal as modificações propostas ao texto original da Constituição Federal 290/2013: "Temos o intuito de transformar o conhecimento novo em riqueza", declarou.

O Pró-Reitor de Extensão, Miguel Cavalcante Filho, destacou a importância de debates com o tema da transferência da tecnologia para a UFPI e comunidade em geral. "As palestras são evangelizadoras no educar sobre os aspectos financeiros. Orientam como os inventores devem financeiramente tratar suas criações para que tenham um valor comercial e dar retorno ao bem público", afirmou.