Projetos de professores da UFPI são contemplados na Chamada Universal CNPq

27/11/2013 10:07

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou o resultado da chamada universal MCTI/CNPq n.°14/2013, cujo objetivo é selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do país, em qualquer área do conhecimento.

A Chamada é divida em três faixas de acordo com o valor do financiamento: Faixa A - até R$ 30.000,00; Faixa B - até R$ 60.000,00 e Faixa C - até R$ 120.000,00. No total, 23 docentes da Universidade Federal do Piauí tiveram seus projetos contemplados na Chamada, sendo 15 na Faixa A, 6 na Faixa B e 2 na Faixa C.

Confira as áreas do conhecimento e os professores da UFPI com projetos contemplados:

Importância do financiamento

Um dos docentes da Instituição que teve projeto contemplado pela Chamada Universal n°14 MCTI/CNPq é Gláuber Campos Vale, egresso da UFPI, doutor em Odontologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e que desde 2012 é professor do Departamento de Odontologia da UFPI.

Seu projeto visa avaliar o efeito do cimento de ionômero de vidro (CIV), que é um material amplamente utilizado em Odontologia, associado ao uso de dentifrício com alta concentração de Flúor no desenvolvimento da cárie dentária nos substratos dentários, esmalte e dentina. O docente explica que o projeto contribuirá para o desenvolvimento de modelos, materiais e técnicas para a prevenção e tratamento da cárie dentária no âmbito da UFPI, contribuindo para o desenvolvimento da ciência no Nordeste e no Brasil. Com duração de dois anos, o projeto conta com a co-participação de professores da UFPI e do Instituto Federal do Piauí (IFPI), além de alunos da graduação e pós-graduação em Odontologia.

Prof. Gláuber Campos Vale ministrando aula aos alunos de Odontologia. O docente teve projeto contemplado pelo Edital Universal MCTI/CNPq

Foto: Larissa Nogueira

Sobre o público beneficiado pelo projeto, Dr. Gláuber Vale explica que: "Os professores e alunos envolvidos serão beneficiados de forma direta, bem como UFPI pelo aumento da sua produção científica. A população também poderá ser beneficiada futuramente, frente os resultados da pesquisa, no que se refere a formas de prevenção e controle da cárie dentária".

Como docente da UFPI, é o segundo edital universal que o professor concorre e o primeiro em que é contemplado: "Estou muito feliz com a obtenção do financiamento, primeiro pelo nível de competitividade neste processo, que envolve pesquisadores de todo o Brasil e recursos limitados frente à demanda, e, depois pela possibilidade do desenvolvimento da pesquisa e de outras futuras, bem como o incentivo para tentar outros editais".

O professor afirma que editais como o do CNPq são de extrema importância para o desenvolvimento de pesquisas dentro de Instituições de Ensino Superior:

"Precisamos de aporte financeiro para a aquisição de equipamentos, material de consumo, bolsas de Iniciação Científica (IC), e, dessa forma, impulsionar as pesquisas dos docentes da Instituição. Acredito que todos os docentes devem ficar antenados para os editais do CNPq, Capes e Fapepi e enviar seus projetos, para alavancarmos a pesquisa na UFPI e no nosso Estado".

Prof. Dr. Gláuber Vale