Administração superior recebe os medalhistas do handball da UFPI

18/11/2013 08:30

Durante reunião realizada na manhã desta quinta-feira (14), a Administração Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) reafirmou o compromisso em investir no treinamento e na participação dos atletas da seleção de handball da UFPI em eventos esportivos a nível estadual, regional e nacional. Na oportunidade, foi oficializado o custeio do deslocamento da equipe para participar de competição que será realizada em Sergipe, como parte integrante do compromisso institucional firmado no dia 18 de julho deste ano em beneficiar, por meio de bolsas, 11 estudantes da instituição.

Em outubro do ano passado, o time venceu os jogos universitários, subindo para a segunda divisão da competição. Presente à reunião, o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, parabenizou as conquistas da equipe e apontou obras e projetos em desenvolvimento para tornar o Setor de Esportes da UFPI " um espaço moderno para a formação de atletas e ambiente de lazer para a comunidade teresinense".

Membros da seleção ufpiana de handball tecem agradecimentos à administração superior pelo apoio a eles concedido

"Queremos institucionalizar o Setor de Esportes da UFPI, independente do Departamento de Educação Física, de forma que ele possa ser utilizado de forma mais ampla. Obras como uma pista de atletismo e um ginásio de já foram aprovadas: os recursos para a construção da primeira já estão aqui e, para a construção da segunda, parte da verba deve ser recebida até o fim de 2013 e, a outra parcela, em 2014. Outras obras estão em fase de elaboração de projeto, como o centro aquático, a arena multiesportiva e a urbanização da frente do Setor de Esportes - com parque para crianças, pista de skate, ciclovia e pista para caminhada. A UFPI está disposta a apoiar seus talentos", afirma.

Na ocasião, a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Prof.ª Dr.ª Cristiane Batista Bezerra Torres, enfatizou a importância de "buscar medalhas, também, na graduação". Segundo ela, "a UFPI oferece não somente apoio financeiro aos atletas, mas coloca à disposição destes uma equipe de apoio formada por psicólogos, assistentes sociais e outros orientadores".

Para o chefe do Departamento de Educação Física da UFPI, Prof. Dr. Sérgio Luiz Galan Ribeiro, "é preciso pensar alto para que as mudanças aconteçam": "Pensamos em firmar parcerias com Cuba, Jamaica e Rússia para a realização de competições esportivas. O Departamento de Educação Física está aberto à toda natureza de projetos que possam beneficiar os atletas da universidade".

Prof. Dr. Sérgio Luiz Galan Ribeiro, chefe do Departamento de Educação Física, e Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Técnica da seleção ufpiana, Laila Rocha agradeceu o apoio da administração superior à equipe e destacou a conquista gradual de reconhecimento conforme os benefícios da PRAEC foram viabilizados para os atletas. "Estamos trabalhando para que o Piauí se transforme em vitrine do esporte para outros estados. Nosso time é o primeiro de ensino superior público a estar na segunda divisão dos jogos universitários. Somos, também, os atuais campeões piauienses de handball adulto e, provavelmente, estas conquistas não seriam possíveis sem o apoio que recebemos", destacou Laila.

Técnica da equipe de handball da UFPI, Laila Rocha: "O importante da competição é que você respira o espírito olímpico - troca experiências e conhece a realidade de outros atletas"

Incentivo ao esporte

A UFPI, por meio da PRAEC, investirá R$ 4.400,00 mensalmente. O incentivo é para a compra de equipamentos de treino, suplementos alimentares, além de custear o deslocamento dos atletas. Com o apoio, a seleção de handball da UFPI será a primeira equipe do nordeste, oriunda de instituição pública, a receber investimentos da própria entidade de ensino. Estudantes dos cursos de Educação Física, História, Ciências Contábeis, Arqueologia, Engenharia, Administração e Farmácia, integram a equipe.

Troféu conquistado pela equipe de handball da UFPI