Reunião esclarece dúvidas sobre o programa Ciência sem Fronteiras

14/11/2013 16:12

Aconteceu na tarde da última quarta-feira (13), no Auditório do Centro de Tecnologia (CT), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), reunião com os alunos selecionados pelo programa Ciência sem Fronteiras (CsF). O encontro também foi destinado aos coordenadores de curso e candidatos que pretendem se inscrever, ou já se inscreveram nas chamadas abertas atualmente e para os pais ou responsáveis por esses estudantes.

O evento foi ministrado pela coordenadora institucional do Programa na UFPI, Prof.ª Dr.ª Regina Ferraz, que ajudou no esclarecimento de dúvidas dos selecionados em relação ao Ciência sem Fronteiras. "Esta reunião é destinada para alunos que estão com viajem programada para julho do ano que vem e para os que vão se escrever no Programa. São orientações quanto aos procedimentos acadêmicos e visto. Hoje são 20 chamadas em aberto e para cada país há uma exigência diferente, de idioma ou curso", completou.

Prof. ª Dr.ª Regina Ferraz.

Manter o contato com instituições educacionais internacionais, aumentar a presença de pesquisadores brasileiros em instituições de excelência e a expansão da Ciência e Tecnologia, são alguns dos objetivos do Programa. Oportunidades como essas tem feito com que a participação dos alunos da UFPI no CsF tenha crescido a cada ano. Somente neste ano, 132 bolsas da CAPES foram concedidas e 105 pelo CNPq, totalizando 237 alunos selecionados, segundo a coordenadora do Programa. Dos 20 países que os alunos podem escolher para o intercâmbio, Portugal e Espanha são os dois mais escolhidos pelos estudantes.

A aluna de Enfermagem da UFPI, Ana Lívia já participou do CsF e fez intercâmbio para Barcelona, na Espanha, onde ficou 1 ano e teve a oportunidade de realizar um estágio de 600 horas em um hospital do local. "É uma experiência imensa para um estudante que ainda durante a graduação tem a oportunidade de desenvolver pesquisas, tendo contato com outras línguas, com outras pessoas e vivendo uma cultura que não é a sua. Você acaba tendo um cuidado especial e se tornando mais responsável com seus estudos e com o Brasil que você representa", concluiu.

Ana Lívia, estudante de Enfermagem da UFPI.

Pedro Henrique é estudante de Arquitetura do Instituto Camilo Filho, e vai em Janeiro de 2014 para o Reino Unido onde esta previsto que fique por 1 ano. "A expectativa é grande, fico ansioso para chegar lá, principalmente pela oportunidade de conhecer um lugar que funciona melhor. Conhecer outro país e vivenciar a cidade ensina bastante, é ver como funciona um lugar melhor e tentar trazer para cá", afirmou.

Pedro Henrique, estudante de aquitetura do Instututo Camilo Filho.