Funcionário do HUPI colabora em publicação do Ministério da Saúde

12/11/2013 12:20

O chefe do Setor de Vigilância em Saúde do HUPI, Márcio Mascarenhas, foi coautor em dois capítulos do livro Saúde Brasil: uma análise da situação de saúde, publicação de periodicidade anual da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde. O livro foi lançado durante a 13ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (13ª Expoepi), realizada no período de 15 a 18 de outubro de 2013, em Brasília - DF.

Durante a produção, Márcio Mascarenhas coordenou ainda a elaboração do capítulo "Acidentes de transporte terrestre no Brasil: mortalidade, internação hospitalar e fatores de risco no período 2002 - 2012". O capítulo apresenta o perfil e a tendência do padrão de mortalidade e de internações hospitalares por acidentes de transporte terrestre no Brasil no período de 2002 a 2012, bem como resultados sobre consumo de álcool na população brasileira a partir de inquéritos realizados pelo Ministério da Saúde.

O chefe também foi coautor do capítulo "Violênciadoméstica, sexual e outras violências". O trecho descreve indicadores de morbidade hospitalar, mortalidade e notificação de violências com vistas a apoiar o desenho de políticas de prevenção de violências, promoção da saúde e cultura da paz.

A publicação Saúde Brasil tem como objetivo motivar gestores, profissionais de saúde e a população em geral a aprofundarem seu conhecimento sobre a situação de saúde dos brasileiros e fornecer informação adequada para a tomada de decisão e para o controle social em saúde, visando ao aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS).