Estudantes de Enfermagem participam de curso de simulação clínica

11/11/2013 16:55

Garantir a segurança aos pacientes e uma efetiva utilização de estratégias de atendimento em âmbito de graduação. Essas foram as principais metas de um curso promovido, entre os dias 04 e 08 de novembro, pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), juntamente com o Laboratório de Simulação de Práticas Clínicas em Enfermagem e Saúde (SIEMENF - Saúde).

O curso, válido como atividade pré-estágio obrigatório, contou com a presença de 22 acadêmicos do último ano. Na oportunidade, eles realizaram quatro cenários clínicos, utilizando simuladores avançados.

Estudantes de enfermagem durante simulação de RCP

Os cenários, elaborados pela Prof.ª Dr.ª Elaine Cristina Carvalho Moura e pela Prof.ª Dr.ª Grazielle Roberta Freitas da Silva, coordenadora e vice-coordenadora da SIMENF-Saúde, respectivamente, mostram exemplos de ressuscitação cárdio-respiratória (RCP), gerenciamento do cuidado de enfermagem em âmbito hospitalar, sepse e visita domiciliar na comunidade.

No último dia do evento, os estudantes foram convidados a avaliar a semana e demonstraram satisfação com a aprendizagem e reflexão quanto às ações que impulsionaram a necessidade de aprofundar os conhecimentos e a autorregulação de condutas.

O curso contou ainda com a participação de outros professores que observaram a execução dos cenários, com a finalidade de incorporá-los no fluxo de disciplinas do curso de graduação, fazendo das simulações mais uma oportunidade de formação de qualidade para os graduandos. O segundo ciclo de simulação avançada para estudantes de enfermagem está previsto para a última semana de fevereiro de 2014.