DOMEN realiza Curso na UFPI

08/11/2013 12:46

O Grupo Disfunções Metabólicas, Exercício e Nutrição (DOMEN), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), nas palavras de seu criador, é o grupo mais jovem da instituição, pois teve início em junho de 2013. Composto por docentes e discentes da graduação e pós-graduação, o Grupo tem, aproxidamente, 23 participantes das áreas de Educação Física, Nutrição e Enfermagem.

O Prof. Francisco Leonardo Torres Leal, idealizador do Grupo, explica sobre a origem do nome: "O Grupo de pesquisa é sobre doenças metabólicas, exercício e nutrição, como diz o nome, mas, a partir desta perspectiva, envolvemos várias doenças que acometem a população no geral, como por exemplo, diabetes, doenças cardiovasculares, enfarto do miocárdio. Nós idealizamos o grupo para fazer intervenções que contemplam as pessoas que são acometidas por essas doenças, sendo que as principais intervenções são exercício e nutrição".

O Grupo realiza, em dois módulos, o curso Ciência Aplicada a Saúde da População: Uma Proposta Epidemiológica. Para a abertura do evento, que aconteceu na última quinta-feira (7), o Prof. Dr. Luis Moreno, da Universidade de Zaragoza, foi convidado para proferir uma palestra sobre os resultados de um estudo realizado pelo palestrante. "Nós temos que agradecer aos palestrantes pela oportunidade de discutir e refletir com alunos e pesquisadores da UFPI sobre um tema de importância mundial que são as doenças metábolicas em interface com a nutrição e o sedentarismo, que é a obesidade e suas consequências. Parabenizo, também, os organizadores pela iniciativa, na pessoa do Dr. Leonardo Leal, do Departamento de Fisiologia e Bioquímica, desejando sucesso no curso e o foralecimento de parcerias com a nossa instituição", afirmou a Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, que compôs a mesa de abertura.

O estudante do sétimo período do curso de Educação Física da UFPI, Thiago Eugênio Oliveira, é um dos veteranos do Grupo DOMEN e auxiliou o Prof. Francisco Leonardo Torres Leal no processo de formação do Grupo. O aluno destaca, entre outros fatores, a importância do Grupo para a sua formação acadêmica: "Além da importância que temos para o bem estar da sociedade, pois sintetizamos terapias para melhorar a qualidade de vida das pessoas, eu vejo o Grupo como uma ponte entre a graduação e a pós-graduação. É importante, na minha opinião, que o aluno se engaje na iniciação científica".

A divulgação do Curso teve um alcance tão grande, que a estudante do curso de Nutrição, Angélica Cristina, veio em uma caravana, de Pedreiras, no Maranhão. "A minha expectativa com o Curso é aprender para o Mestrado, porque eu quero trabalhar com a população e essa é a proposta do DOMEN", explicou a estudante.

"O curso contempla pesquisadores e futuros cientistas que a UFPI pretende formar. Nós pretendemos nortear o alunado e os pesquisadores para quais são as diretrizes a serem seguidas e qual o caminho a ser trilhado de uma forma prática, além do conceito teórico, claro", afirma o coordenador do evento e idealizador do grupo. O Curso segue sua programação, encerrando o primeiro módulo nesta sexta-feira (08) e retornando nos dias 19, 20 e 21 de novembro para o segundo módulo.

Para mais informações, acesse o site do Grupo DOMEN.