Livro Política Cultural e Mercado de Ana Regina Rêgo é lançado no dia 07

29/10/2013 08:57

A Professora Dr.ª Ana Regina Rêgo, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí, lança o livro "Política Cultural e Mercado, duas visões: Brasil e Espanha", no dia 07 de novembro (quinta-feira), às 19h, no Pão de Queijo do Sr. Cornélio, avenida Jockey Clube, em Teresina.

A publicação é composta pela primeira parte da tese de Ana Regina Rêgo, defendida em 2010 na UMESP e UAB-Barcelona, e aborda a trajetória das políticas culturais, brasileira e espanhola, assim como as relações das políticas com o mercado cultural, tendo como foco o papel influenciador que as mesmas desempenham no sucesso dos clusters criativos, nichos, manifestações culturais, produtos e serviços no ambiente da cultura.

Na obra, a autora se concentra no cenário público e fala da construção das políticas culturais, focando nas leis de incentivo à cultura a saber: - no Brasil, a Lei Rouanet e o seu substitutivo ainda não totalmente aprovado PROCULTURA e, na Espanha a Lei do Mecenato ( 49/2002) e Lei Geral da Publicidade ( 34/1998).

Segundo a autora, o interesse em pesquisar o tema nasceu, sobretudo, de seu envolvimento com o cenário cultural piauiense e da consciência e constatação de que os recursos federais destinados ao fomento cultural raramente chegam ao Piauí ou outros pequenos estados do nordeste e norte do Brasil, o que repercute diretamente na organização e sustentabilidade do mercado cultural em nosso contexto.

Sobre a Autora

Ana Regina Rêgo é graduada em Jornalismo pela UFPI, possui mestrado em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorado em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo, com estágio de doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona.

Já exerceu as funções de Gerente Regional de Marketing e Comunicação da CAIXA Econômica Federal, Consultora Ad. Hoc. da Coordenadoria de Comunicação do Governo do Piauí, Coordenadora do curso de Jornalismo da Faculdade Santo Agostinho, Coordenadora Regional da ONG Moradia e Cidadania.

Atualmente, é Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPI, colunista do Jornal O Dia, Consultora Ad Hoc voluntária da Associação dos Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina e do Instituto de Comunicação e Cultura, além de Coordenadora do Projeto Memória do curso de Jornalismo e do Projeto Memória do Jornalismo Piauiense, este último, desenvolvido por meio da parceria entre o Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC-PPGCOM-UFPI) e Arquivo Público do Piauí.

Já lançou os livros: Imprensa Piauiense, atuação política no século XIX (2001), Jornalismo, Cultura e Poder ( 2007), Piauí, História Cultura e Patrimônio (2010) este organizado em parceira com Teresinha Queiroz e Cecília Mendes. Organizou ainda os livros Imprensa, Perfis e Contextos (2012) lançado pela Editora All Print de São Paulo, e, por último, Pensa.Com Piauí ( 2013) em parceira com José Marques de Melo, Samantha Castelo Branco e Graça Targino.